Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateMato Leitão recebe os laçadores juntamente com o Querência da Mata
Mato Leitão recebe os laçadores juntamente com o Querência da Mata

No dia 4 de dezembro de 2015, assim escrevíamos, no ‘Direto do Galpão’, na Coluna Cultura Gaúcha da Folha do Mate:

Com suas raízes em Mato Leitão, a entidade fundada no dia 4 de fevereiro do ano 2000, destes 15 anos, há nove, uma vez por ano as pistas de laço, de Venâncio Aires foram locais para a realização de seus eventos campeiros. Nesta edição, é chegada a hora do aperto de mãos de “tirar o chapéu” para os amigos, aqui na Capital do Chimarrão.

A partir do próximo ano, o Querência da Mata vai retribuir a hospitalidade desta parceria, em sua pista de laço, no Parque Municipal de Eventos, em Vila Santo Antônio, na Cidade das Orquídeas. Em comodato com a Prefeitura do município vizinho, a entidade filiada à 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), e integrante da Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), passará a sediar suas atividades no espaço que tem cerca de cinco hectares.

Chegou a horaO sonho acalentado há 16 anos, desde a sexta-feira, 2, até este domingo, 4, o CTG Querência da Mata, de Mato de mato Leitão, está recebendo laçadores que participam do 10º Rodeio Crioulo Estadual, realizado pela primeira vez na Cidade das Orquídeas.

Na comissão de frente, o patrão Eusébio Hermes e sua equipe, realizam o evento que terá solenidade de abertura, neste sábado, às 18h. Diversas modalidades serão disputadas pelos laçadores, com ênfase à Taça Cidade de Mato Leitão e a homenagem a João Aurélio Wildner (in memoriam), que foi prefeito daquele município.