As cancelas da cidade de Portão, 15ª Região Tradicionalista (15ª RT) e do Piquete de Laçadores Timbaúva estão ‘escancaradas’ desde ontem até o sábado, 16, quando recebem 44 concorrentes no 28º Entrevero Cultural de Peões do Rio Grande do Sul. Na disputa, 14 Peões buscam o título máximo do concurso, enquanto para a categoria Guris são 16 participantes. A peleia entre os Piás fica entre 14 candidatos. Número confirmado, na última quarta-feira à Folha do Mate, pelo atual Peão Farroupilha do RS, Lourenço de Oliveira Nunes, anfitrião do evento. Os nove representantes do RS serão conhecidos durante fandango oficial, sábado, à noite, no Centro de Atividades Lotar Kern, em Portão. Da Capital do ChimarrãoDe mala e cuia e tantos outros apetrechos, dois venâncio-airenses representam a 24ª RT e o município de Venâncio Aire, no Entrevero. Na categoria Peão, Douglas Rodrigues Kist, (2º Peão Farroupilha) e Arthur Correa Teixeira, (1º Piá Farroupilha), levam o nome do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Chaleira Preta e CTG Erva-Mate, respectivamente.Hoje, todos os concorrentes realizam, a partir das 9h, as provas escritas. à tarde será a vez de demostrarem suas habilidades artísticas.
Arthur Correa TeixeiraEle tem 10 anos, é filho de Kerlen Correa Teixeira e Vanderlei Teixeira. Estudante do 5ª Ano do ensino fundamental, na escola Professor José de Oliveira Castilhos. Aos 5 anos, ingressou na invernada mirim do CTG Erva-Mate. Em 2014, recebia o título de Piá, na entidade, e no ano seguinte já conquistava o crachá em âmbito regional.
No EntreveroArthur, vai apresentar na parte artística, a música ‘Negrinho do Pastoreio’, de Barbosa Lessa, apresentar brincadeira com Bilboquê, explicando os tipos: madeira, porongo, lata e de material reciclável. Ainda com1ª Prenda Mirim do Erva-Mate, Milena Ferreira. Com a 1ª Prenda Mirim do Erva-Mate, Milena Ferreira, ele completará a prova, com as danças: tradicional ‘Chote de Carreirinha’ e de salão uma Vanera.
Provas campeirasNo sábado, durante todo o dia, ocorrerão as provas campeiras. Para os piás, será observada a encilha (em cavalete), na qual Arthur demonstra também a modalidade de laço com Vaca Parada. O preparo do chimarrão, será sua prova de galpão.
Entre um aperto de mão, bem gaudério, do Peão, e uma brincadeira do Piá, o que eles pensam:
Arthur:
Um livro: Manual do TradicionalismoUma música: Negrinho do Pastoreio de Barbosa LessaUm cantor: Luiz MarencoUma cantora: Berenice AzambujaRealização: Biblioteca do CTG Erva-Mate Antônio Augusto Fagundes (Nico Fagundes)Um pensamento: “O futuro pertence àqueles que acreditam na beleza de seus sonhos”
Para Douglas:
Inspiração: Diego GoethelFamília: minha dinda Andrea KistTradição: Tudo – as raízesUm livro: Vendedor de Sonhos de Augusto CuryUma música: Eu sou do Sul – Elton SaldanhaUm cantor: César PassarinhoUma cantora: Shana MüllerFilme: O Tempo e o Vento ídolo: minha dinda AndreaNão aprova: discriminaçãoAprova: CTGs (Centros de Tradições Gaúchas)Sonho: atual, representar bem meu CTG, Região e Venâncio no Entrevero. Para o futuro, concluir minha faculdade e realizar-me profissionalmente.Agradece: a todos que me apoiaram até aqui. Especialmente, à família, ao Diego Goethel, a Manoela Carvalho, à Região e minha entidade.Pensamento: Nunca desista. Você é capaz
DOUGLAS RODRIGUES KIST
O jovem que tem 18 anos, iniciou sua vivência tradicionalista em 2011. Em 2015, conquistou o título de 2º Peão da 24ª RT, representando o CTG Chaleira Preta. Diante da impossibilidade do primeiro colocado concorrer no Entrevero, devido ao fator idade, ele conquistou o direito à participação. O filho de Tatiani Rodrigues e André Luciano Kist é acadêmico do primeiro semestre do curso Tecnólogo de Fotografia, da Univates.
Provas Douglas será acompanhado na prova artística por Rafaela Wünsch Kroth (3ª Prenda Juvenil da 24ª RT). Prova oral, sorteada dez minutos antes, dentre 90 temas será o primeiro desafio. Na sequência, declamará dos versos de Rodrigo Bauer ‘A Fronteira’. Como dança tradicional, ele dançará ‘Tatu com volta no meio’ e com uma valsa encerra sua prova.
Do patrãoNa provas de rédeas (provas campeiras), o cavalo ‘Rosilho’ do patrão do Chaleira Preta, Oli Franco, será o seu companheiro. Douglas deverá encilhar o pingo, nomeando os arreios e explicando as funções. Posteriormente, deverá demonstrar a cavalo, em um percurso pré-determinado pela comissão avaliadora, a andadura do animal: a passo, a trote e a galope. Sendo que o trote e o galope são itens obrigatórios no percurso.
No galpãoO teste denominado de ‘prova de galpão’ vai na sorte. Entre o preparo do chimarrão, do charque ou do churrasco,o candidato sorteará uma atividade. Ou ainda, poderá ter a sorte de emalar capa ou poncho. A pontuação final das provas campeira e galpão, somam 30 pontos.