O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Pousada do Capão, localizado na Estância São José, realiza nos dias 15, 16 e 17, a 24ª Festa Campeira. A edição identifica a fundação da entidade criada no dia 8 de maio de 1995. Comandada pelo patrão Wilson Silva e o capataz campeiro, Maiquiel Espindola, que convidam a comunidade venâncio-airense para prestigiar o evento, no próximo fim de semana, diversas modalidades serão disputadas pelos laçadores.

Foto: Click de rodeio / divulgaçãoxx
Três dias para reunir amigos e comemorar a 24ª edição da Festa Campeira que se  iniciou no ano de fundação 

Segundo a vice-secretária, Bruna Pittol, as competições se iniciam na sexta-feira, 15, com recepção aos visitantes e, a partir das 14h, terá início as competições com a ‘Dupla da Ovelha’ e logo após a primeira batida da ‘Vaca Gorda. As competições têm sequência durante o sábado e domingo, com almoço no local. 

A jovem que também se destaca na modalidade de Laço Prenda, conquistou o troféu nos dias 2 e 3 de fevereiro, na Festa Campeira do CTG Chaleira Preta. Entretanto, em casa – ‘ se der tempo’ poderá fazer bonito na pista, mas em primeiro lugar ela tem a tarefa de receber as inscrições dos laçadores, na secretaria.

ENTROSAMENTE E CULTIVO ÀS TRADIÇÕES

Bruna destaca que a festa campeira da entidade tem como objetivo principal o entrosamento entre os laçadores, onde todos tenham oportunidade de participar, e demonstrar suas habilidades na pista de laço. Por isso, a patronagem procura oferecer as inscrições com valores acessiveis. Acrescenta, também, que por conta disso, são oferecidos mais troféus e os valores em premiação não são tão elevados. Entretanto, acredita que àqueles tradicionalistas e amigos – amantes do laço e da cultura campeira – não deixam de participar. “Com este pensamento acreditamos que mais laçadores têm chances de chegar à vitória”, enfatiza.

Foto: Aruivo pessoal / arquivo pessoalxx
Bruna Pittol, Maiquiel Espindola, Fernando Lopes, Leonarda Vargas, e o patrão Wilson Silva

 PROGRAMAÇÃO

Sexta-feira, 15

Recepção aos visitantes

14h – Dupla da Ovelha

Após: 1ª batida da Taça Vaca Gorda

Sábado, 16

7h30min – 2ª batida da Taça Vaca Gorda

Após: Dupla do Rodeio

12h – amoço

13h30min – Laço Equipes (quinteto)

Após: continuação das Duplas do Rodeio

Após: 3ª batida da Taça Vaca Gorda

Domingo, 17

7h – Retardatários (1 por equipe e 1 por dupla)

Após: Modalidades (Patrão, Capataz, Veterano, Vaqueano, Piá, Prenda, Pai e Filho – Avô e Neto)

Após: continuação das Duplas do Rodeio ( frente a fundo)

Após: 4ª batida da Taça Vaca Gorda12h – almoço

Após: Prova de Rédeas, Laço Índio, Gineteadas em ovelhas (crianças até 6 anos)

Após: Finais

 

xx
José Vargas e Clécio Espindola, (o Galo), são laçadores que se destacaram representando a entidade, nos dias 2 e 3, no CTG Chaleira Preta. Eles conquistaram o troféu nas categorias ‘Veterano e Senhor’, respectivamente.