Neste domingo, 28 de outubro, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) completa 52 anos. Desde a sua criação muitas gerações se uniram para torná-lo mais forte e dar-lhe a atual visibilidade. Nos últimos anos, especialmente, os jovens estão cada vez mais ocupando espaços, valorizando os legados e projetando o futuro.
Nesta data, do Vale do Taquari, e de Venâncio Aires, jovens que estão à frente da gestão de Prendas da 24ª Região Tradicionalista, deixam a sua mensagem de aniversário, renovando a esperança e a crença em um Movimento que as torna jovens comprometidas, com futuras páginas da história da tradição gaúcha.
“Durante os 52 anos do Movimento, podemos perceber a evolução e a grandiosidade que o mesmo vem tendo, não por reviver o passado, mas por fortalecer o futuro e por ter um dos fatores que o diferencia da sociedade em geral, que é a união das gerações.”
“São mais de 50 anos do Movimento que mudou os rumos da história do povo rio-grandense e que hoje encanta os quatro cantos do mundo pela autenticidade. Que os legados dos precursores sejam revividos a cada dia e que aquele 1966 sirva de modelo para que consigamos construir os próximos 50 anos de Movimento Tradicionalista Gaúcho! Viva a Tradição Gaúcha!”
Foto: Beatriz Colombelli – Folha do Mate
Aisha Crecencio – 2ª Prenda Juvenil
“52 anos de história se consolidaram neste outubro. Anos de sonhos, de realizações, de aprendizados e de luta por um Rio Grande que hoje valoriza sua gente, graças aos que ousaram reinventar o seu tempo e fazer sua gesta desde 1947. Vida longa ao Movimento! Coragem e sabedoria para prosseguirmos rumo a mais um cinquentenário!”
“É muito gratificante fazer parte de um movimento que há 52 anos busca preservar nossas origens, respeitando e divulgando nossa cultura, folclore, preceitos morais e éticos. Que o exemplo dos jovens de 47 sirvam de motivação para que continuemos nessa caminhada com respeito, humanidade e liberdade.”
“Neste 52 anos do MTG podemos dizer que os legados dos jovens de 47 estão cada vez mais presentes dentro das entidades, dentro do Movimento, principalmente com a participação dos jovens que cada vez mais empenham-se para estar presentes e para ajudar cada vez mais o nosso Movimento”
“O tradicionalismo vem há 52 anos mais forte e organizado através do MTG, divulgando a cultura e a tradição gaúcha por estes pagos. Que os feitos de 47 sejam cultivados pelos jovens de hoje e de amanhã mantendo bem vivos os costumes, os valores e o orgulho do gaúcho.”