Nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro foi realizado o 21° Congresso Brasileiro da Tradição Gaúcha (CBTG), em Colombo, no Paraná, na sede do Clube Santa Mônica. Roberto Basso, natural de Guabijú, no Rio Grande do Sul, e aquerenciado no Mato Grosso há 23 anos, foi eleito o presidente. Com 100% dos votos válidos, Basso foi eleito para um mandato de dois anos, substituindo o ex-presidente João Ermelino de Mello. Segundo divulgado, o ex-presidente do MTG/RS, Nairo Calegaro era um dos concorrentes, porém não compareceu.
DELEGADOS
Coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Luce Carmen da Rosa Mayer, foi uma das delegadas indicadas pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), do Rio Grande do Sul para participar do evento. Ainda da 24ª RT também participou o casal Juan e Loi Herrera. A comitiva do RS esteve acompanhada pela presidente do MTG/RS Gilda Galeazzi.
Durante o evento também foram escolhidas Prendas e Peões da Confederação.
ROBERTO BASSO
Natural de Guabijú, Roberto Basso, saiu do Rio Grande do Sul no ano de 1986, em busca de um futuro melhor, chegando à Querência, no Mato Grosso, juntamente com sua família. Por estar longe do seu pago sentiu a necessidade de ter um espaço adequado para cultivar as tradições e os bons costumes que herdados dos pais. Foi aí, que em 1987, ao lado de outros gaúchos, fundou o CTG Pousada do Sul e, por oito mandatos, patrão desta entidade, capataz campeiro e integrante do Piquete de Laçadores.
Em 2013, foi eleito presidente do MTG-MT, cargo que ocupou durante 6 anos consecutivos até 2019. Basso encerrou sua gestão de Presidente do MTG Mato Grosso elegendo seu diretor geral como sucessor, entregando a federação com saldo em caixa e com boa projeção de crescimento.
(Fonte: TV MTG-MT)
CBTG
É a entidade maior do movimento tradicionalista gaúcho brasileiro, fundada em 24 de maio de 1987, na cidade de Ponta Grossa – PR, com a proposta de valorizar, organizar, defender, promover e representar as tradições e a cultura gaúcha.