Faleceu aos 82 anos, neste domingo, 18, a professora aposentada Adeli Belina. Sócia-fundadora do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate, há 50 anos, foi a primeira patroa da entidade. Solteira, ela foi morar em Montenegro, há alguns anos, com um irmão, após a morte da mãe, informa a prima-segunda, Josiane da Rosa, que informou sobre o falecimento.
Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Mate
Adelini Belini foi a mulher precursora da tradição gaúcha, em Venâncio Aires, e ao lado do professor Alécio Alves de Moraes deram vida ao CTG Erva-Mate, que completou 50 anos, no dia 13 de maio, deste ano.
Segundo registros, Adeli visitou Venâncio Aires, em 2012, quando foi homenageada pelo CTG Querência da Mata, de Mato Leitão. Por iniciativa da tradicionalista e psicopedagoga Jaqueline Henz, coordenadora de Cavalgadas, naquele ano, a homenagem à epoca ocorreu durante a 2ª Cavalgadas das Prendas, que levou a temática ‘A casa das 7 mulheres’.
Segundo Josiane, era na casa de seus pais, Manoel Paulino e Elda Santa da Rosa, prima-irmã de Adeli, que ela se hospedava sempre que retornava à Capital do Chimarrão.
As informações do falecimento de Adeli Belini foram repassadas pela advogada Josiane da Rosa, sua prima-segunda. O corpo foi cremado, em São Leopoldo, nesta segunda-feira, 19, com a presença de familiares venâncio-airenses.
“Hoje o tradicionalismo de Venâncio Aires perde sua precursora, a fundadora do CTG Erva-Mate. Obrigada, pelo teu legado, seguimos fazendo jus a nossa herança de família”, escreveu Josiane na sua página online.
Homenagem da Patronagem, Prendas e Peões – CTG Erva-Mate