O primeiro Encontro Regional de Patrões 2019, da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), ocorreu na terça-feira, 22, à noite, no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Tropilha Farrapa, em Lajeado, e teve como principal objetivo a posse oficial da coordenadoria.
Com a presença do presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Nairioli Antunes Callegaro (terceiro da esquerda) e esposa, Juliana de Miranda; 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Jéssica Thaís Herrera e demais autoridades tradicionalistas, a coordenadora Luce Carmen da Rosa Mayer, 47 anos, reassumiu o cargo na Região, para o qual foi reconduzida, em dezembro do ano passado.
Moradora de Venâncio Aires, a professora Luce Carmen que já tinha assumido diversos cargos na Região e também no MTG, foi a primeira mulher à frente da 24ª RT, eleita para 2018. Na gestão 2019, ela terá a seu lado, o vice-coordenador Vanderlei Airton Kuhn e uma grande equipe, nos respectivos departamentos.
Segundo a coordenadora, por conta do período de férias, alguns tradicionalistas não puderam se fazer presentes, porém, até o mês de fevereiro, novos nomes serão agregados aos departamentos.
Luce Carmen destaca a gratidão às entidades e o reconhecimento destas, em confiar no trabalho realizado. Ela reafirma seu comprometimento ao citar, alguns dos inúmeros compromissos que terá pela frente, em âmbito local, regional e estadual, para organizar e se engajar. Entretanto, acredita que “com trabalho em equipe tudo se torna possível.”
Entre os principais eventos, ela destaca aqueles que exigem engajamento redobrado dos departamentos afins, e a interação de todos. Sem contar os eventos culturais e artísticos (além dos campeiros), as reuniões mensais, demais compromissos com as entidades associadas e representatividades em eventos tradicionalistas.
Fevereiro: Seletiva regional, dias 22 e 23 de fevereiro, para a Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), no mês de abril em Xangri-lá
Abril: Entrevero Cultural de Peões – fase estadual
Maio: Ciranda Estadual de Prendas, em Lajeado – cidade-sede da 1ª Prenda do RS, Jéssica Thaís Herrera
Junho: Rodeio Artístico Regional – fase classificatória para a Inter-regional do Encontro de Arte e Tradição Gaúcha (Enart)
Junho: Ciranda Cultural de Prendas – fase regional – em Venâncio Aires, no CTG Erva-Mate, entidade da 1ª Prenda Regional, Marina Mayer
….”depois a Inter-regional, Enart, Mostra Folclórica, Convenção Tradicionalista e o Congresso Tradicionalita”
Chapa ‘Unidos pela 24ª RT’- gestão 2019Coordenadora: Luce Carmen da Rosa Mayer – CTG Erva-Mate
Vice-coordenador: Vanderlei Airton Kuhn – Piquete Arno Markus
Sota-capataz: Leonice de Oliveira – CTG Bento Gonçalves
Agregado das Pilchas: José Claudio Buzata – CTG Tropilha Farrapa
Departamento Campeiro: Clecio Schwarze
Departamento de Cavalgadas: Davi Musskopff
Conselheiro da Região junto ao MTG: Flávio Antônio Rodrigues
Departamento cultural: Jéferson Valente e Cristiana Treib Moraes
Departamento artístico: Jair Rogerio Bomm
Departamento Jovem: Bruno Kuhn
Departamento de Cartões: Marina Mayer
Comissão de Ética:
José Adair da Silva – CTG Tropilha Farrapa
Marilda de Oliveira – CTG Bento Gonçalves
Maria Delci klunk – CTG Querência da Amizade
Kelen Dewes – CTG Chaleira Preta
Margrith Inês Walilbrink – CTG Querência Westfaliana
Clarice Batista Borges – CTG Tropilha FarrapaConselho Fiscal Cesar Luís Beneduzi – CTG Capitão Ribeiro
Marcos André de Souza – CTG Caminhos da Serra
Claudete Remmpel – CTG Querência do Arroio do Meio
Jonas Calvi – CTG Giuseppe Garibaldi
Jair Hemming – CTG Armada Nativa
Amaro Dilmar Santiago – Piquete Sinuelo de Tropa
FALA, COORDENADORA!
Folha do Mate: reeleita, pelo segundo ano e com grandes eventos pela frente, o que te move a partir de agora a enfrentar com tua equipe estes desafios?
Luce Carmen Mayer: A gratidão e o reconhecimento das entidades da nossa Região. Quase 90% delas aprovaram nosso trabalho, então isso é o que nos move, nos dá força, para a caminhada de 2019, com grandes eventos pela frente: a Ciranda Estadual de Prendas, [mês de maio] a preparação para o Congresso Tradicionalista Gaúcho no ano de 2020, [janeiro] que já se inicia agora, além de todos os eventos regionais que a gente tem.
Mas com a equipe que nós temos de trabalho, eu tenho a certeza e a confiança em cada um deles que darão o máximo de si, pensando pelo bem coletivo da nossa 24ª e do Movimento como um todo. E é com esse objetivo, com este intuíto que nós queremos trabalhar este ano, ajudando as nossas entidades, ajudando elas nas suas organizações, nas promoções dos seus eventos.
E cito um exemplo, sobre as Festas Campeiras, que estamos nos fazendo presentes na secretaria, aos sábados – auxiliando nas inscrições das equipes e das modalidades – para que realmente se faça cumprir o que a gente acorda nos Encontros de Patrões, que é a cobrança do Cartão Tradicionalista. Nós temos durante o ano, 34 Festas Campeiras, que a temporada começa em agosto e vai até fim de maio. E nestes 34 sábados a gente estará presente para auxiliar conforme combina nas reuniões. Trabalho que, durante o Encontro de Patrões [dia 22 de janeiro], o Conselheiro do MTG, na Região, Flávio Antonio Rodrigues, reafirmou perante o presidente do MTG.
Nada se faz sozinho’. Com o conhecimento campeiro por parte do vice-coordenador, ele estará auxiliando, também em todos os momentos, em todos os eventos. Assim como todos os coordenadores de departamentos, vão ter esta inter-relação entre eles. E essa união de esforços que faz com que no final, tenhamos este reconhecimento e o sucesso que tivemos em 2018.