Patrão da entidade, Jhonatã Funari está à frente da organização com sua diretoria e promete momentos especiais aos visitantes. Além de mais de R$ 13 mil em premiação, haverá distribuição de chocolates.
A recepção aos visitantes começou na quinta-feira, 13, às 18h. Nesta Sexta-feira Santa, haverá distribuição de peixe frito para os 50 primeiros laçadores inscritos. Mateada durante todo o evento também não vai faltar, segundo os organizadores.
A primeira modalidade se inicia nesta sexta, às 8h30min, com o ‘Esquenta Braço’. às 10h, começa a resenha coletiva com técnicos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). E para a final do Crioulaço que se realizará em Esteio, a modalidade de Duplas promete um grande espetáculo campeiro, na pista de laço. As competições têm início às 13h30min. Na sequência ocorre a Taça Vale Campeiro, onde se classificam 15 duplas para o domingo.
Sábado, 15
As competição no sábado começam com os mais experientes. Na pista as modalidades de Laço Patrão, Capataz, Senhor, Veterano, Avó e Vaqueano, abrem as porteiras para em seguida ter lugar a classificatória para a Taça Empresa Sicoob Valcred Sul, que também terá sua final no domingo. Laço Duplas do Rodeio e Laço Equipe mantém os laçadores atentos às armadas para garantir a premiação entre os melhores.
Abertura oficial e Fandango
Quando a noite cair, no sábado às 19h30min, organizadores, laçadores, autoridades e parceiros se entreveram para a abertura oficial do rodeio. Depois Peões e Prendas e suas famílias têm encontro marcado no fandango que se inicia às 23h.
Domingo, 16
A festa recomeça bem cedito, na pista de laço. às 7h30min, é hora dos retardários. Em seguida as gerações se entreveram quando os Piás, Guri, Rapaz,Prenda, Pai e Filhos, Irmãos, Laço Indio, Piazinho e Prendinhas – têm vez e voz dos narradores.
Completa infraestrura com praça de alimentação e brinquedos infláveis para a criançada fazem parte da organização.