O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Querência da Mata, fundado em 4 de fevereiro, no ano 2000, na vizinha cidade de Mato Leitão, já pode comemorar mais uma conquista: o galpão da entidade. Mas para chegar a esta fase, muitas mãos se uniram, desde julho de 2019. Parada por conta da pandemia, a obra reiniciou em novembro do ano passado.
E, no último 1º de maio, o patrão Renato Dameda, aniversariante do dia, festejou a data com ‘mãos à obra’, acompanhado pela esposa, Angela Maria Bergenthal; o vice-patrão Eduardo Kessler e esposa, Camila Kessler, entre outros associados.
Objetivo inicial
Um curso de danças gaúchas de salão, que se inicia na sexta-feira, 6 de maio, é o objetivo inicial, no espaço. Por isso, os dirigentes e esposas, além de outros integrantes da entidade, ‘se puxaram’. De acordo com o patrão, o grupo ainda terá muito trabalho pela frente para deixar tudo em ordem, mas o essencial está pronto – “e com muita dedicação”.
O patrão ressalta o engajamento de todos os associados. No entanto, conta que, em alguns momentos se fez necessário a contratação de mão de obra. Ele destaca também o companheirismo da esposa, Ângela Maria, que o “apoia em todas as loucuras, sempre no costado”.
Querência atual
A entidade, integrante da 24ª Região Tradicionalista, tem atualmente 70 associados, somando-se às famílias são cerca de 200 pessoas. Localizada no Parque das Orquídeas, em Mato Leitão, no local há pista de laço, demais benfeitorias afins, e o galpão com 17 x 17 = 289 metros quadrados. “Enquanto o CNPJ do CTG estiver em vigor, o terreno é da entidade. Tudo feito legalmente entre as partes”, enfatiza, o patrão. Ou seja, em sistema de comodato com a prefeitura do município.
De acordo com Renato Dameda, que está à frente da entidade desde fevereiro de 2017, e – segue conforme estatuto até 2023 – em contrapartida, o Querência da Mata participa de eventos comunitários no município, como por exemplo: piquenique campeiro com os colégios, festa comunitária do colono e motorista, entre outras apresentações. O patrão acrescenta que, os eventos tradicionalistas integram o calendário de eventos municipal. Por conta disso, os auxílios à entidade são repassados, o que lhes proporciona viabilizar ações socioculturais e campeiras. Por conseguinte, arrecadar mais recursos para investir nas benfeitorias.
Serviços
- Início do curso de danças: 6 de maio de 2022
- Hora: 20h (sempre às sextas-feiras)
- Professores: Andreas Finke e Ana Cristina Finke (credenciados pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG)
- Valor: R$50 (casal)
- Fandango de encerramento: 2 de julho (Seubv)
“A ideia é aos poucos reativar a Invernada artística Mirim e cultural. Vamos um passo de cada vez, com os pés no chão. Conforme os recursos vão entrando.”
Renato Dameda
Patrão do Querência