No mês de dezembro, as entidades recebem a pontuação das atividades realizadas, junto à Região Tradicionalista (RT), no Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e nos seus municípios. A divulgação ocorre após comprovações encaminhadas às coordenadorias regionais. Para cada atividade uma pontuação é atribuida, conforme resolução do MTG.
O resultado, neste mês, não deixa de ser um presente de Natal. Afinal, para quem trabalha o ano todo é hora de colher os frutos. Embora, cada entidade se esforce durante o ano, há quem ‘se puxe um pouquinho mais’, participando de eventos, em âmbito regional e estadual, com o máximo de integrantes e seus departamentos. Além disso, realizam eventos, participam dos Encontros Regionais de Patrões e agregam conhecimentos a seus associados.
EMPATE NO PRIMEIRO LUGARO Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, de Venâncio Aires, liderado pela patroa Kelen Dewes, e o CTG Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio, do patrão Loivo Fuhr, alcançaram a pontuação máxima de 200 pontos. As entidades ocupam assim a primeira posição na 24ª RT. Estas entidades, juntamente com outras das demais Regiões, serão homenageadas, em 2019, durante aniversário do MTG, como ocorre anualmente.
Segundo a patroa, Kelen para atingir a pontuação é fundamental que todos os departamentos do CTG estejam envolvidos. “O Chaleira Preta se empenhou para participar de todos os eventos propostos pelo MTG e 24ª RT, não só para esta pontuação, mas para que a gente estivesse a par do que acontece além do nosso CTG”, destaca. A entidade que tem o galpão e pista de laço em Linha Bela Vista, conta com 240 associados.
SEGUNDO LUGAR
De Venâncio Aires, o CTG Erva-Mate, que tem à frente da patronagem Patricía Padilha, conquistou o segundo lugar com 195 pontos.
TERCEIRO LUGAR
A terceira posição foi alcançada pelo Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado, com 190 pontos. A entidade tem na lideraçança Jairo Custoldi.
CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO
Participação no Congresso Tradicionalista
– Patrão ou capataz = 10 pontos- Dois Delegados ou mais delegados = 20 pontos
Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars)- Seleção = 5 pontos- Até 2 laçadores = 5 pontos- Mais de dois laçadores = 10 pontos
Entrevero de Peões (fase regional)- Mínimo um representante = 15 pontos
Ciranda de Prendas (fase regional)- Mínimo uma representante: 15 pontos
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) – classificatória- Grupo de danças = 5 pontos- Individuais = 5 pontos- Até dois participantes = 5 pontos- Mais de dois participantes = 10 pontos
Seminário Estadual Prendas e Peões- Mínimo um participante = 5 pontos
Encontro Regional de Patrões- 75% de presença = 25 pontos
Promoção de Eventos Culturais (até 20 pontos)- Um evento = 10 pontos- Dois eventos = 20 pontos
Promoção de eventos Departamento Jovem (até 15 pontos)- Um evento = 5 pontos- Dois eventos = 15 pontos
Promoção de eventos Campeiro, artístico e esporte- Cada evento = 5 pontos (até 15 pontos)
Participação geral da entidade na RT = até 20 pontos
RESOLUÇÃO – LISTA DESTAQUE TRADICIONALISTA
Resolução nº 03/2002 – Referendada na 56ª Convenção Tradicionalista, com as alterações introduzidas pela Resolução nº 01/2006 na 70ª Convenção Tradicionalista na reunião do Conselho Diretor em 27/10/2007) e pela Resolução nº 04/2009 na 74ª Convenção Extraordinária. (fonte: MTG)
Foto: Arquivo pessoal / divulgação
“Com a presença, a gente está sempre levando a nossa cultura e aprendendo muito em cada evento.” Kelen Dewes – patroa do CTG Chaleira Preta