Para quem teve a oportunidade de vivenciar alguns minutos, ou metros, na recepção ou condução da Chama Olímpica, nesta terça-feira, 5 de julho, certamente, a emoção tomou conta. São momentos únicos e que se eternizarão na vida de cada participante.
Apresentar ao mundo, um pouquinho da nossa rica cultura, é “revalidar e reafirmar os valores fundamentais da nossa formação, apontando às novas gerações rumos definidos de cultura, civismo e nacionalidade” (Carta de Princípios – item XXVI). Penso que, estas gerações, nesta data, representadas na solenidade de recepção à Tocha Olímpica e que integram os Centros de Tradições Gaúchas, deram a sua valorosa contribuição ao momento histórico.
Na 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), onde a Chama Olímpica adentrou por Encantado, o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi teve uma participação importante com seus integrantes. Se para os adultos, a magia do momento se fez sentir, imaginem para os pequenos chuleadores. Entre estes, o 2º Piazito da 24ª RT, Pedro Paseti Ongaratto, que se apresentou com a dança da Chula.
Na sequência, Lajeado, considerada a cidade sede da Região Tradicionalista, também teve outro momento que reuniu diversas etnias, e mais uma vez os pequenos artístas deram um show à parte. O 2º Piá da 24ª RT, gestão 2015/15, Andrei Bolzan da Silveira, representante do CTG Qierência da Mata de Mato Leitão, teve a sua participação na solenidade com a modalidade Declamação. Ainda, a prendinha Camilly Marques, na gaita, ao lado de seu pai Elemar Marques, ao violão, participaram da solenidade, De lá, o simbolo máximo das Olímpiadas 2016, seguiu para Santa Cruz do Sul.
Antes, porém, da comitiva continuar o percurso, o almoço ocorreu em um restaurante, de Venâncio onde, pelo menos um registro, não poderia faltar, quando o 1º Piá Arthur Correa Teixeira, gestão 2015/16, (CTG Erva-Mate) e seu mano Benhur, lá estiveram, acompanhados de seu pai Vanderlei Teixeira, ele que faz parte da corporação dos Bombeiros de Venâncio Aires.
Mas, se Arthur não acompanhou o percurso, quem terá histórias para contar às novas gerações da entidade, será Ademar Biguelini, integrante do CTG Erva-Mate e da Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), que ao lado do coordenador de Cavalgadas da 24ª RT, Davi Musskpoff, vai participar da solenidade em Porto Alegre, nesta quinta-feira, 7, quando o presidente da Orcav, Airton Tim, conduzirá a Tocha Olimpica, de acordo com a PROGRAMAÇÃO, na Capital Gaúcha. Acostumados a conduzir a Chama Crioula, os tradicionalistas, neste ano, terão uma a honra de participar também deste momento histórico para os gaúchos.
Roteiro da Tocha Olímpica, em solo gaúcho
04/07/2016 – RS – São Miguel das Missões, Santo ângelo, Ijuí, Cruz Alta
05/07/2016 – RS – Encantado, Lajeado, Santa Cruz do Sul, Santa Maria
06/07/2016 – RS – São Sepé, Caçapava do Sul, Canguçu, Rio Grande/Cassino, Pelotas
07/07/2016 – RS – São Lourenço do Sul, Camaquã, Guaíba, Porto Alegre
08/07/2016 – RS – Canoas, Esteio, Novo Hamburgo, Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Caxias do Sul
09/07/2016 – RS – Bento Gonçalves, Torres