Com apenas seis meses de existência, mas com objetivos definidos, apresentamos a segunda entidade da série ‘direto do galpão’. Fundado no dia 10 de abril, por um grupo de campeiros, o ‘Piquete Sinuelo de Tropa’, começa a dar os primeiros passos, tendo à frente o patrão, Amaro Dilmar Santiago, ‘o mano’. Ele foi escolhido ao cargo entre o grupo de fundadores que se reuniram na chácara de Valdir Grunwaldt. Ali decidiram por criar um Piquete, em Picada Nova. Mano, que tem 46 anos, conta que se criou no lombo do cavalo e também já pertencia, há alguns anos, a outra entidade tradicionalista. A seu lado, a prenda Nara Terezinha Santiago, e o filho, Jackson Zilmar Santiago, 18 anos, que assumiu o cargo de sota-capataz [secretário].

RegistroA entidade que pertence à 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), recebeu do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), no dia 31 de agosto, o protocolo de filiação sob número 2734, em caráter provisório, durante um ano. Neste período ocorrem os trâmites legais conforme artigo 23, inciso quarto, das normas de filiação, sendo que após este período, não havendo infração às normas do Regulamento do MTG, a entidade será homologada pelo Conselho Diretor. Entretanto, a partir da criação, o Piquete passou também a integrar a Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA).

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateAproximadamente 150 associados integram a entidade
Aproximadamente 150 associados integram a entidade

AssociadosAtualmente, o quadro de associados conta com aproximadamente 150 integrantes. Dentre estes, 19 participam do grupo de laçadores. Segundo o patrão, a entidade possui as categorias: veterano, patrão, capataz, prenda, guri, rapaz, bonequinha e piazito.Para associar-se o interessado será apresentado ao conselho de vaqueanos e após aprovado passa a ser a sócio titular. Quanto ao valor para cada novo integrante, o patrão destaca que é cobrado meio salário mínimo, sem manutenção mensal. O diferencial da entidade se refere as esposas que são também sócias titulares, com o pagamento de joias separadas. Um das finalidades para o procedimento refere-se ao lazer que as prendas poderão usufruir, em datas especiais, como excursão, por exemplo, cita o patrão.

ParticipaçõesEmbora de caráter campeiro, o Piquete tem seu departamento cultural e participa dos eventos cívicos-culturais realizados pela ATVA, tais como a Semana Farroupilha e Sarau de Prendas. Quanto à participação no ‘tiro de laço’, os laçadores realizam em média seis visitas a rodeios, onde uma equipe [cinco homens] recebe ajuda de custo, referente a uma inscrição, para eventos fora do município. No entanto, o frete dos bois fica por conta dos participantes. à frente do departamento campeiro está o capataz Jairo Carvalho.

SedeConforme Mano Santiago, a entidade não tem entre seus objetivos a construção de uma sede própria. Mano Santiago destaca que o Município possui, no Parque do Chimarrão, completa infraestrutura para a realização de eventos. Considera que ao realizar, no local, as festas campeiras também poderá estar colaborando com a manutenção da pista de laço. O que está entre os planos da patronagem para o próximo ano.Quanto às reuniões mensais, atualmente as mesmas são realizadas no Galpão de Nilson Dornelles ‘Tio Nico’, 67 anos, um dos experientes tradicionalistas que integra o grupo, também na condição de vice-patrão. Os encontros são realizados na última sexta-feira do mês, quando realiza-se a prestação de contas e o grupo elabora o calendário para o mês seguinte. Na organização das finanças está o Agregado das Pilchas [tesoureiro], Marco Neumann.

PTG: Piquete de Tradição GaúchaSinuelo de Tropa: Significa um lote de 10 a 12 bois que são acostumados à propriedade e treinados para conhecer o caminho certo, ou seja, o retorno do potreiro. Estes animais são mantidos nos lotes, e à medida que envelhecem, outros vão sendo introduzidos às lides.

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do MateMano Santiago é o primeiro patrão do Sinuelo
Mano Santiago é o primeiro patrão do Sinuelo

Nosso Piquete tem, entre seus objetivos trazer a gurizada para o meio, cultivar a amizade, o respeito e os valores da tradição gaúcha” Amaro Dilmar Santiago – patrão

Na série: Próxima entidade a ser apresentada, sorteada por Mano Santiago será o CTG Lenço Branco de Cerro do Bois