Foto: Arquivo/FM / Beatriz ColombelliEm 2015, evento foi idealizado por Marina Mayer. Nesta edição Letícia Wacholz idealizou o 37º modelo de chimarrão
Em 2015, evento foi idealizado por Marina Mayer e ocorreu na Travessa São Sebasti. Neste ano, o evento vai ocorrer no Parque do Chimarrão e traz um novo desafio idealizado por Letícia Wacholz, editora da Folha do Mate, em parceria com a Escola do Chimarrão: a criação do 37º modelo de chimarrão que entra para a história

Repleto de poesia que mexem com a alma de gaúchos e gaúchas, no chimarrão ‘nosso de cada dia’, diz a canção ‘O Velho Sábio do Mate’, de autoria de Rodrigo Bauer’, que bem no fundo habita um sábio que tudo entende. A música fala, também, que não “há segredos, nem mistérios”, mas que em silêncio, ao cevar e sorver, ele fala ao coração, e “[…]Começa outro caminho”. Acrescenta ainda que a cada jornada, escreve-se uma nova história.

‘UM CHIMARRãO PARA A HISTóRIA’Este é o objetivo do concurso cultural da Folha do Mate em parceria com a Escola do Chimarrão. Se os venâncio-airenses podem se considerar abençoados por terem 36 tipos de chimarrão, criados pelo Instituto Escola do Chimarrão, ensinados e divulgados, pelo ‘mestre’ Pedrão [Pedro Schwengber], a partir deste domingo, 24, mais um poderá entrar para a história. O 37º modelo poderá ser o preparado por ti, vivente. Por isso, pega teus ‘avios’ do mate [itens necessários ao preparo do mate amargo] e registra teu nome na história. As inscrições para participar se encerram hoje, na Folha do Mate, mas ainda dá tempo. DIA DO CHURRASCO E DO CHIMARRãONeste domingo, 24, Dia do Churrasco e do Chimarrão – criado por Lei Estadual 11.929 de 20 de junho de 2003 – atividades alusivas à data serão realizadas no Parque Municipal do Chimarrão para comemorar os dois símbolos do gaúcho. Entre as programações está o concurso para escolher o novo modelo de Chimarrão que será avaliado por uma comissão julgadora, experiente no assunto.Em conjunto, Associação Tradicionalista Venâncio-Airense (ATVA), Folha do Mate, Escola do Chimarrão, Rádio Terra FM, Sesc, Rotary Chimarrão, Comissão da Fenachim 30 anos, Ervateiras do Município e Secretarias Municipais, organizaram uma extensa PROGRAMAÇÃO que serão oferecidas aos visitantes. Além do ‘costelão’, preparada por integrantes do Rotary, na Casa de Cultura do Parque, as famílias são convidadas a preparem o seu churrasco e participar de toda a PROGRAMAÇÃO.

DE ONDE VEIO A TRADIçãO DO CHIMARRãO?Símbolo da cultura e hospitalidade Gaúcha, a tradição é antiga. O chimarrão ou mate é uma bebida característica da cultura do sul, da América do Sul, um hábito legado pelas culturas Quíchua, Aymará e principalmente dos ìndios Guaranis, que habitavam a região definida pelas bacias dos rios Paraná, Paraguai e Uruguai, na época da chegada dos colonizadores espanhóis. Ainda hoje é hábito fortemente arraigado no Paraná, Santa Catarina, principalmente no Rio Grande do Sul, também no Mato Grosso do Sul e Mato Grosso (Pantanal) e Rondônia), parte da Bolívia e Chile e em todo o Paraguai, Uruguai e a Argentina.O chimarrão, bebida símbolo dos gaúchos tem diversas propriedades em estudo e outras comprovadas. Atualmente difundida pelo Instituto Escola do Chimarrão de Venâncio Aires e também por meio de pesquisas do médico Oly Pedrinho Schwingel, eles demonstram que a bebida símbolo dos gaúchos, é desintoxicante e rico em cálcio e ferro.

 DO CONCURSO – 37º MODELO DE CHIMARRãO

– Inscrições através do e-mail [email protected] ou na recepção da Folha do Mate na rua Visconde do Rio Branco, 600, centro de Venâncio Aires, até as 18h, desta sexta-feira– Informar: nome completo, idade, telefone e endereço. Não há custo para inscrição e participação.– Podem participar pessoas de todas as idades e de outras cidades– Apresentar-se, pontualmente, às 10h, no domingo, 24, junto ao espaço da Escola do Chimarrão, no Parque Municipal do Chimarrão, munido de sua própria cuia, bomba e objetos necessários para preparo e decoração do chimarrão. Erva-mate e água quente serão disponibilizadas pela organização do concurso– Deverá ser apresentado no dia, pelo participante, um nome inédito ao chimarrão– Demais informações do Regulamento poderão ser encontradas no site da Folha do Mate– é vedada a participação de funcionários da Folha do Mate e da Escola do Chimarrão– Em caso de chuva, neste domingo, o concurso será transferido para o dia 6 de maio, uma sexta-feira, durante a PROGRAMAÇÃO da Festa Nacional do Chimarrão. Nesta data o candidato deverá se apresentar às 20h30min.

O meu abraço, hoje, vai para…

Quem teve a brilhante ideia de criar estes significados para o mate:

– Mate com açúcar: quero a tua amizade- Mate com açúcar queimado: és simpático- Mate com canela: só penso em ti- Mate com casca de laranja: vem buscar-me- Mate com mel: quero casar contigo- Mate frio: desprezo-te- Mate lavado: vai tomar mate em outra casa- Mate enchido pelo bico da bomba: vás embora- Mate muito amargo (redomão): chegaste tarde, já tenho outro amor- Mate com sal: não apareças mais aqui- Mate muito longo: a erva está acabando- Mate curto: pode prosear a vontade- Mate servido com a mão esquerda: você não é bem-vindo- Mate doce: simpatia

…e as prendas:

Marina Mayer, idealizadora do Dia do Chimarrão em Venâncio Aires, por meio de seu projeto, enquanto Prenda do CPF Terra de Um Povo, e à vereadora Helena da Rosa pelo projeto que oficializou o evento para comemorar a data, na Capital do Chimarrão.