Foto: Beatriz Colombelli/Arquivo FM / Folha do MateCom apoio da 24ª RT, Terra de Um Povo realiza evento em prol da gestão regional
Com apoio da 24ª RT, Terra de Um Povo realiza evento campeiro em prol da gestão regional

Neste domingo, 29, o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo realiza um ‘treino com gado’, na pista de rodeios do Parque Municipal do Chimarrão. A atividade campeira tem por objetivo auxiliar a gestão regional de Prendas, Peão e Guri, que vão participar de concurso em âmbito estadual.

Com apoio da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), o evento terá início às 8h, com recepção aos laçadores, seguindo-se com as inscrições e atividades durante todo o dia. Segundo o patrão da entidade Joelsi Ferreira, haverá copa com lanche no local. Para outras informações, ele disponibiliza o número (51) 996-170606, e reforça o convite à comunidade e laçadores para prestigiarem o evento. Não haverá cobrança de ingressos.

Entrevero de Peões

Em reunião nesta quarta-feira, 25, à noite, a coordenadora artístico-cultural da 24ª RT, Luce Carmen Mayer; o casal vice-coordenador Angela Hammes Rossetti e Glademir Rossetti; coordenador Dalmo Mayer e os dois representantes regionais e de Venâncio Aires, no Entrevero Cultural de Peões – fase estadual: 1º Peão Farroupilha, João Antonio Freytag (CTG Chaleira Preta); e, 1º Guri Farroupilha, Gabriel Ferreira (CPF) Terra de Um Povo, participaram do encontro. Na oportunidade foram acertados os primeiros detalhes referente ao transporte para o concurso, PROGRAMAÇÃO de estudos, organização de relatórios e, busca de apoio para os candidatos, Eles estarão representando a Região e a Capital do Chimarrão no 29º Entrevero Cultural de Peões, nos dias 6, 7, e 8 de abril, na cidade de São Sebastião do Caí.

Ciranda Cultural

No mês de maio, será a vez das prendas regionais: 1ª Prenda, Carolina Reolon Scariot e a 1ª Prenda Mirim, Camila Reolon Scariot (CTG) Tropilha Farrapa, de Lajeado; e, a 3ª Prenda Juvenil, Bruna Heinen (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão participarem da Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual – que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de maio, na cidade de Bagé.

Financeiro

Para participar dos concursos, além dos estudos, os jovens buscam orientação na parte artística e oratória, bem como necessitam de acompanhamento musical para os ensaios e no dia do evento. Segundo orçamento apresentado por Luce Carmen Mayer, estas despesas somam o montante de R$ 9 mil, sem contar indumentária, maquiagem e penteado das prendas, alimentação, transporte e alimentação para os cavalos utilizados pelos peões.

Para amenizar as despesas, a coordenadoria e as entidades tradicionalistas representadas e co-irmãs se unem para a realização de eventos a fim de auxiliar os candidatos.