Neste domingo, 29, o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo realiza um ‘treino com gado’, na pista de rodeios do Parque Municipal do Chimarrão. A atividade campeira tem por objetivo auxiliar a gestão regional de Prendas, Peão e Guri, que vão participar de concurso em âmbito estadual.
Com apoio da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), o evento terá início às 8h, com recepção aos laçadores, seguindo-se com as inscrições e atividades durante todo o dia. Segundo o patrão da entidade Joelsi Ferreira, haverá copa com lanche no local. Para outras informações, ele disponibiliza o número (51) 996-170606, e reforça o convite à comunidade e laçadores para prestigiarem o evento. Não haverá cobrança de ingressos.
Entrevero de Peões
Em reunião nesta quarta-feira, 25, à noite, a coordenadora artístico-cultural da 24ª RT, Luce Carmen Mayer; o casal vice-coordenador Angela Hammes Rossetti e Glademir Rossetti; coordenador Dalmo Mayer e os dois representantes regionais e de Venâncio Aires, no Entrevero Cultural de Peões – fase estadual: 1º Peão Farroupilha, João Antonio Freytag (CTG Chaleira Preta); e, 1º Guri Farroupilha, Gabriel Ferreira (CPF) Terra de Um Povo, participaram do encontro. Na oportunidade foram acertados os primeiros detalhes referente ao transporte para o concurso, PROGRAMAÇÃO de estudos, organização de relatórios e, busca de apoio para os candidatos, Eles estarão representando a Região e a Capital do Chimarrão no 29º Entrevero Cultural de Peões, nos dias 6, 7, e 8 de abril, na cidade de São Sebastião do Caí.
Ciranda Cultural
No mês de maio, será a vez das prendas regionais: 1ª Prenda, Carolina Reolon Scariot e a 1ª Prenda Mirim, Camila Reolon Scariot (CTG) Tropilha Farrapa, de Lajeado; e, a 3ª Prenda Juvenil, Bruna Heinen (CTG) Querência da Mata, de Mato Leitão participarem da Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual – que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de maio, na cidade de Bagé.
Financeiro
Para participar dos concursos, além dos estudos, os jovens buscam orientação na parte artística e oratória, bem como necessitam de acompanhamento musical para os ensaios e no dia do evento. Segundo orçamento apresentado por Luce Carmen Mayer, estas despesas somam o montante de R$ 9 mil, sem contar indumentária, maquiagem e penteado das prendas, alimentação, transporte e alimentação para os cavalos utilizados pelos peões.
Para amenizar as despesas, a coordenadoria e as entidades tradicionalistas representadas e co-irmãs se unem para a realização de eventos a fim de auxiliar os candidatos.