O dia 26 de outubro, último sábado, ficou marcado em mais uma página do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) e na vida de gaúchos e gaúchas que, no dia a dia se dedicam ao cultivo da tradição.
Ao completar 53 anos de efetivo Movimento Organizado, a atual diretoria, liderada por Nairo Callegaro, reuniu os associados, em Sananduva, na 29ª Região Tradicionalista para festejar aniversário da instituição que ocorreu no dia 28 de outubro. Na oportunidade, as homenagens se estenderam a pessoas: pelos trabalhos em prol do tradicionalismo, denominada ‘Comenda João-de-Barro’; às entidades que atingem 200 pontos, na lista destaque tradicionalista, ano anterior e àquelas que completaram 25 e 40 anos, em 2019.
COMENDA
Acompanhados pela coordenadora da 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), Luce Carmen da Rosa Mayer e familiares, receberam a Comenda, neste ano, os indicados à Comenda’ David Walter Musskopff, do CTG Caminhos da Serra, Marques de Souza; José Claudio Buzatta, do CTG Tropilha Farrapa, Lajeado; e Marilda Dolores de Oliveira, do CTG Bento Gonçalves, Lajeado.
ANIVERSÁRIO
Entidade venâncio-airense, o Piquete Cavaleiros da Estrada e o Grupo de Artes Nativas (GAN) Anita Garibaldi, de Encantado que chegam aos 25 de fundação e CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado, que completa 40 anos de fundação, receberam a homenagem.
LISTA DESTAQUE
O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, de Venâncio Aires e CTG Querência do Arroio do Meio, de Arroio do Meio, foram as entidades representantes da 24ª RT, que receberam a homenagem por atingir 200 pontos na Lista Destaque em 2018. Isso é medido pela participação da entidade em eventos, número de representantes em eventos culturais, e outros itens conforme as diretrizes do MTG.
ORCAV
Ainda, na ocasião a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), comandada por Verceli Oliveira, entregou a distinção a tradicionalistas, das 30 RTs, que de acordo com as quilometragem percorridas a cavalo, receberam a sua Outorga.