Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateRogério Bastos e Luiz Felipe Scolari com o famoso chá dos chineses
Rogério Bastos e Luiz Felipe Scolari com o famoso chá dos chineses

O título de autoria do gaúcho Rogério Bastos permanece neste post, pois seu significado é bastante amplo para quem vive tão distante deste torrão gaúcho. E foi lá, em Dongguan, na China, que o jornalista, escritor e tradicionalista Bastos tentou traduzir o ‘Tchê’ em mandarim ao visitar os nossos irmãos da tradição do Rio Grande do Sul, do Piquete de Tradições Gaúchas (PTG) China Véia.

Ele é também o primeiro coordenador da 40ª Região Tradicionalista que integra Centros de Tradições Gaúchas (CTGs), de outros estados e países e viajou para o país asíatico no dia 9, levando seus conhecimentos aos integrantes do PTG China Véia. A cidade de Dougguan é considerada uma colônia brasileira de trabalhadores do Vale do Sinos que se mudaram a trabalho por conta do ramo do couro. Segundo divulgado pelo MTG, cerca de 2.500 pessoas vivem nesta colônia, sendo cerca de 90% brasileiros.

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateRecepção pelos integrantes do PTG China Vèia ao tradicionalista
Recepção por representantes do PTG China Vèia ao tradicionalista e músicos do Rio Grande do Sul

A entidade tradicionalista foi fundada em 2012, e teve a filiação, efetivada, junto ao Movimento Tradicionalista Gaúcho/RS, no dia 21 de março, quando o patrão Crodoaldo Batista de Araújo, acompanhado da esposa Tatiane Klaus de Araújo, para receberem a carta de autorização, das mãos do presidente do MTG, Nairioli Callegaro.

Com objetivo de amenizar a saudade do torrão gaúcho e cultivar as tradições, em parceria com um hotel eles conseguem promover seus eventos maiores, sempre com a permissão do governo Chinês. 

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateA pilcha as identifica
A pilcha as identifica

 Por Rogério Bastos

Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateIntegrantes da entidade com os amigos do Sul
Integrantes da entidade com os amigos do Sul

Um dos salões de festas do Hotel Tangla Internacional, em Dongguan, na China, completamente decorado, com motivos campeiros, serviu de galpão para o baile organizado pelo PTG China Véia.

A noite do dia 12 de novembro ficará gravado na história chinesa, quando dois grupos de músicos do Rio grande do Sul subiram ao palco para animar a maior festa tradicionalista da ásia. Casais com seus filhos, brasileiros, chineses, americanos, entre outras nacionalidades iam ocupando as mesas no salão principal. Um fotógrafo, em um canto temático, registrava a presença das pessoas que, ao final, recebiam impressa a fotografia. Um regalo para que o visitante não se esquecesse do anfitrião. Edson Dutra, Ita Cunha e seus músicos ficaram a disposição para fazer o registro com os visitantes.

A patronagem ficou atenta até os últimos detalhes antes da abertura oficial do evento. Foi neste momento que foi falado sobre a origem do tradicionalismo gaúcho, o diploma João-de-Barro, a bandeira e o troféu do Cinquentenário do MTG, pelo Coordenador da 40ªRT, Rogério Bastos. Em um telão passaram as mensagens do presidente do MTG, Nairo Callegaro e do presidente da Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG), João Ermelino de Mello.

Luis Felipe Scolari, o Felipão, sua esposa, dona Olga e seu amigo Murtosa, acompanhado da esposa, chegaram cedo no baile e ficaram até o final. Segundo os organizadores, 412 ingressos (limitados) já estavam vendidos há mais de duas semanas. Ao final do baile, aconteceu o momento mais emocionante. Edson Dutra convidou a todos para cantar um hino: De Victor Matheus Teixeira, o Teixeirinha, ‘Querência Amada’. A música levou a maioria dos que estavam ali às lágrimas.

O mate de domingoApesar de ter saído no final do baile, Felipão retornou na manhã de domingo para matear com membros da patronagem do PTG e os artistas convidados. Passou a manhã conversando sobre o Rio Grande do Sul, contando piadas, mateando e se divertindo com os amigos. Churrasqueou, ao meio dia, e permaneceu até metade da tarde, quando voltou para Guangzhou, onde treina o Evergrande Taobao Futebol Clube.