Entre fichas de inscrições e correria de um lado para o outro,
o Dia das Mães foi bem a diferente para as mulheres que estão envolvidas com o

tradicionalismo. Na Capital do Chimarrão não foi diferente. Na plateia ou à frente das atividades elas estavam segurando as pontas.
A esposa do patrão do CTG Erva-Mate, Marilei Bohm Kroth, foi uma delas Por três dias, sem contar aqueles que a gente não tomou conhecimento, estava lá durante o 48º Rodeio Crioulo do Erva-Mate, execendo as atividades na secretaria. Tarefas que ela já conhece muito bem, por conta das vezes que André Kroth está à frente da entidade. E neste fim de semana novamente se integrou às lides. Acompanhada pelas colegas de patronagem e amigas, Ieda Biguelini e Yolanda Maria Agnes, o trabalho que envolveu 235 duplas do rodeio, as 85 equipes, as 190 inscrições para a Taça Erva-Mate, passaram por suas mãos. Além é claro, das demais modalidades. Marilei, Ieda e Yolanda, foram mais uma vez – mulheres que acreditam nas coisas da tradição, ajudando a escrever as páginas da história de Venâncio Aires, também na Cultura Gaúcha. Parabéns, gurias.

Enquanto, na parte campeira, as gurias se revezavam nas atividades, no poliesportivo, outra equipe comandava o 1º Rodeio Artístico, que se encerrou com sucesso de público e de organização. Evento cultural e artístico desafiador, que com certeza ‘pulsou’ muitos corações – dos competidores – e dos organizadores. Para os venâncio-airenses que assistiram ao espetáculo foi um presente em comemoração aos 124 anos do Municipio, que nesta segunda,11, amanhece um pouco mais experiente.
Invernadas de longe ou de casa se somaram às apresentações, que independente de resultado foi de ‘encher’ os olhos nas cinco oportunidades, ou seja: com os Chuleadores, Invernadas Mirins e Juvenis, Xirús e Adultas.
Se os títulos de campeões foram levados pelos visitantes, ótimo. Isto prova que tivemos grupos de ‘peso’, visitando nosso município, o que nos enche de orgulho. Por outro lado, a participação dos nossos representantes municipais e regionais é uma prova de que o tradicionalismo cresce e requer gente que se engaje nas atividades – quer sejam de competição – quer sejam apenas por troféus. O que importa é estar presente, fortalecendo nossas entidades e entrelaçando os ideais a que se propaga na tradição gaúcha.
Parabéns a todos que venceram ao campeiro e artístico. Parabéns aos participantes da Capital do Chimarrão e da 24ª Região Tradicionalista. Razão do sucesso foi a participação de cada um, com certeza. Mas, como não parabenizar e ‘tirar’ o chapéu para os organizadores. Dedicação para bem receber a todos, por meio da equipe coordenada pelo patrão André Kroth e Tatu, na campeira, e do vice-patrão e coordenador artístico, Marcos Serrana e seus coordenadores, na parte artística. E que venham outros. Sem contar que todos estarão em breve entrelaçados na Inter-regional do Encontro de Artes e Tradições Gaúchas, nos dias 25, 26 e 27 de setembro, aqui na Capital do Chimarrão.



Parabéns, ao CTG Chaleira Preta que conquistou o terceiro lugar com a Invernada Mirim e Xirú, o quarto lugar com a Invernada Mirim e o segundo lugar na Chula Juvenil, com Leonardo Schuler. Parabéns, ao DTG Piazito da Tradição, quarto lugar com a Invernada Mirim. às demais invernadas e participantes, que marcaram presença no evento fica a certeza de que ‘para cada competição, uma confraternização’.
A equipe da Folha do Mate esteve presente – em parceria com a Terra FM, no sábado, realizando atividades e confraternizando. E, hoje, no dia dos 124 anos de Venâncio Aires, podemos dizer sem medo de errar “A gente vive aqui. A gente é feliz aqui’!