Foto: Arquivo pessoal / Folha do MateOrientados por Jeandro Barrios e Jordana Durante (centro), grupo venâncio-airense composto por 12 pares entre 13 e 18 anos, retornou à Capital do Chimarrão com um troféu de 5º lugar e objetivo alcançado
Orientados por Jeandro Barrios e Jordana Durante (centro), grupo venâncio-airense composto por 12 pares entre 13 e 18 anos, retornou à Capital do Chimarrão com um troféu de 5º lugar e objetivo alcançado

Com a temática ‘Assim é o Rio Grande’, a Invernada Artística Juvenil do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Erva-Mate, de Venâncio Aires, conquistou o 5º lugar, na finalíssima do JuvEnart, domingo, 7, no ‘Coração do Rio Grande’, Santa Maria , quando concorreu com mais 59 invernadas do Rio Grande do Sul, na categoria.

O grupo venâncio-airense que havia garantido a vaga, em 2015, neste ano teve um bom desempenho e superou as próprias expectativas. Os jovens participaram das eliminatórias, no bloco da sexta-feira, quando ficaram em segundo lugar, garantindo a vaga para o domingo com mais 15 invernadas. Segundo a coordenadora do grupo, Marciane Bergmann, este era o objetivo principal: “ficar entre as 15 melhores.” Entretanto, as danças sorteadas, na etapa decisiva, Chico, Caranguejo e Xote Inglês, deu ao grupo o troféu que foi comemorado como se fosse do primeiro lugar.

Instruídos por Jeandro Barrios e Jordana Durante, com coreografia assinada por Robson Cavalheiro, a invernada, intensificou os ensaios desde o início do ano. Atividades para custear pilchas e os instrutores, parcerias com a comunidade, Lions Melvin Jones, e apoio dos pais e patronagem também se somaram às metas traçadas e objetivo alcançado. Segundo o coordenador artístico Marcos Cézar Roessler (Marcos Serrana) e atual patrão da entidade, o grupo lidera cabeça de bloco, para o próximo ano. “Objetivo alcançado e orgulho – é o que define o momento”, destaca Sirlene Roessler, mãe de integrante e esposa de Serrana.

 

Relembre um pouco da trajetória: 

9 de fevereiro

– Visita da coordenação artística à Folha para divulgar as ações (e outros orgãos de divulgação)

17 de março – Lançamento de campanha e eventos (sede da entidade, Parque Municipal do Chimarrão)

‘Eu sou um colaborador Legal’ : consistiu em uma ação entre amigos oferecida pelos integrantes e coordenação a pessoas interessadas em colaborar com a invernada’.

– 9 de abril : galinhada beneficente 

– Realizadores do almoço: Campeonato Brasileiro de Patinação, ocorridos nos dias 16, 17 e 21 de abril

– 22 de maio: chá das mães (Sede da entidade)

– 5 de junho – participação no rodeio artístico regional (campeões)

– 11 de junho: dancing day (promoção do Clube Melvin Jones em benefício à invernada)

*Padrinho da invernada: Gilmar da Celebration Band

– 4 de julho: divulgação na Câmara de Vereadores das atividades e pré-estreia

– 10 de julho: ocorreu pré-estreia de pilchas com almoço, apresentações artísticas e repasse da verba – resultado da parceria entre invernada e Melvin Jones (RS 3,4)

Ações sociais

– Participação na mateada da Liga Femina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires

– Participação na abertura do Campeonato Brasileiro de Patinação

– Chá da Vovó – promovida pelo Lions Melvin Jones

– Participações em eventos na comunidade, venda de trufas e diversas atividades

 

“Objetivo alcançado e orgulho – é o que define o momento

Sirlene Roessler – CTG Erva-Mate