“A essência do tradicionalismo se resume em estar com o galpão cheio de amigos”. Com esta fala, Valentim Galarsa Silveira, patrão reeleito para a gestão 2022/23, do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição deu às boas-vindas aos associados e público, neste sábado, 4 de dezembro, que prestigiou a posse da patronagem e o jantar festivo em homenagem aos quatros anos de fundação da entidade, a ser comemorado no dia 9 de dezembro.
Fundação
“Naquele 9 de dezembro, iniciamos com um objetivo: somar e contribuir para o tradicionalismo. Nossas conquistas são muitas, mas para que decolássemos foram muitas as parcerias. Senão não teríamos chegado até aqui”, destacou o patrão, que repetiu várias vezes, também, a importância de “seus pares”, ou seja, os integrantes da patronagem e associados. Galarsa convidou a todos para lutar e manter viva a Chama da Tradição, escrevendo o nome da entidade na história do tradicionalismo, mas acrescentou: “Forjado na luta, o Essência tem vontade de acertar. Conto com a colaboração, conto com o abraço de todos. E que estes quatros anos se multipliquem e a bandeira seja levantada na vanguarda do tradicionalismo”.
Conquistas
A diretora cultural, Rosângela da Rosa Aquino, ao lado da 1ª Prenda da entidade, Isadora Catarina de Moraes, destacou as conquistas através das invernadas artísticas, dança de salão, chula, instrumentos musicais, departamento cultural e declamação. “Mas a maior conquista foi o agregar de amigos e parceiros. Importar-se com as pessoas em primeiro lugar. Essa é a essência do Essência”, enfatizou.
Retomada
No próximo fim de semana, 11 e 12, o grupo estará representando Venâncio Aires, no 23º Festxirú, em Santa Maria, com modalidades individuais e a invernada xirú, composta por seis pares.
“Meus associados, são meus braços, minhas pernas, meu cérebro e meu coração. Gratidão. Forjado na luta, o Essência tem vontade de acertar. Mas aprender com as entidades coirmãs em primeiro lugar.”
Valentim Galarsa silveira – patrão
Patronagem – 2022/23
Patrão: Valentim Galarsa Silveira
Vice-patrão: Daniel Roberto Gollmann
Agregado das pilchas: Edison Luiz Azambuja Aquino
Vice-agregado das pilchas: Luciano Schwengber
Sota-capataz: Cristiana Treib Moraes
Vice sota-capataz: Rosmeri Scheibler
Conselho de Vaqueanos: Luzandro André Hickmann, Gustavo Ariel Schuler e José Carlos Moraes. Suplentes: Sélio Osvaldo Manzke, Rosângela da Rosa Aquino e Nelson Luiz Silveira Junior.