Venâncio-airenses buscam classificação para o Enart

Esta semana será de ajustes na pista de danças, nos microfones, conferência de pilchas, aquecimento da voz e do coração. Sem contar, as torcidas de amigos e familiares que estarão na retaguarda das entidades: CTG Chaleira Preta, DTG Piazito da Tradição, GF Essência da Tradição e CTG Erva-Mate, de Venâncio Aires.

As entidades participam no próximo fim de semana, 7 e 8, com seus representantes da 3ª Inter-regional do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart). A última classificatória ocorrerá no CTG Porteira da Querência e no Parque de Exposições de Sarandi. Evento realizado pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), 7ª Região Tradicionalista (7ª RT) e Câmara de Vereadores, daquele Município.

Chaleira, Piazito, Essência e Erva-Mate

O Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta e o Departamento de Tradição Gaúcha (DTG) levam para Sarandi as Invernadas Artísticas Adulta (Força A e Força B, respectivamente). Além da modalidade de Dança Tradicional, carro-chefe das entidades, as duas entidades terão representantes nas modalidades individuais.

Ainda nas modalidades individuais e de pares estarão concorrendo integrantes do Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição e do CTG Erva-Mate.

DTG Piazito

Parte do elenco artístico do Piazito da Tradição em concentração para o ensaio, no último domingo à noite, aguardando os demais integrantes (Foto: Beatriz Colombelli)
E ainda sobram energias para uma posse pós-ensaio (Foto: divulgação)
  • Elenco artístico do DTG: 16 prendas e 12 peões (revezam-se durantes as danças)
  • Instrutores: Sandro Moreira, Rodrigo Gil e Ana Morcelli
  • Tema de entrada/saída: Curimbeiros
  • Idealizadores: Bruno Cassariego e Cristine Sinara Hertzer
  • Coreografia: Ederson Vergara
  • Musical: Márcio Rossi, Daniela Rossi (há 21 anos); Tiago Sulbilhaga e Lucas Contini
  • Total de grupos participantes – Força B: 16
  • Apresentações: sábado, 7 de outubro
  • Resultado: 7 de outubro (à tardinha)
  • Classificam-se para final (Enart/Santa Cruz do Sul: 12 invernadas
  • Individuais/Piazito: Mateus Cassariego (Intérprete Solista Vocal Masculino); Valéria Denodatti de Lima (Intérprete Solista Vocal); Eduarda Kaufmann (Declamação)
Eduarda Kaufmann que integra o elenco tem a responsabilidade, como 1ª Prenda, de apresentá-los em pista, mas ela também sobe ao palco para defender a modalidade ‘Declamação’
Valéria Dedonatti de Lima integrante do elenco artístico, busca também a classificação na modalidade ‘Interprete Solista Vocal Feminino, entre as 34 concorrentes

O patrão, Bruno Cassariego, também dançarino, ressalta que o grupo sagrou-se campeão dia 10 de setembro, no Rodeio Artístico do “35” CTG, em Porto Alegre, dentre seis grupos, no “Rodeio do Pioneiro! Agora vamos a Sarandi, representar nosso Município e em busca da classificação para o Enart – muito agradecidos”, enfatiza. “Em primeiro lugar aos dedicados integrantes. Mas, além do esforço de cada um – muitos desses com a gente desde a fundação da entidade, [12 de janeiro de 2003], e aos demais que foram se achegando e hoje formam a família DTG”, nosso reconhecimento por sonhar o nosso sonho – mesmo sem sede”, pontua, Cassariego.

Apoio e reconhecimento

Entretanto, Cassariego destaca que de nada adiantaria todo o trabalho, sem recursos para levar o nome de Venâncio Aires adiante. Por isso, ele evidencia as Medidas Impositivas, recebidas da Câmara de Vereadores de Venâncio Aires, por meio do vereador Benildo Soares, em 2022, quando foram confeccionadas as pilchas e a realização da pré-estreia.

Nesse ano, novamente, novos recursos foram aprovados, destinando-se à contratação de musical e instrutores, a fim de qualificar ainda mais o trabalho.

Além desses apoios, Cassariego faz um agradecimento especial à Administração Municipal, em nome do coordenador da Secretaria Municipal de Cultura, Sandro Kroth, pela verba de representação, conforme Lei Municipal.

“Estendo meu agradecimento e da entidade – igualmente – ao Noredi Rodrigues, por sempre conseguir organizar um espaço no Parque Municipal do Chimarrão para que nosso grupo pudesse ensaiar”, ressalta, o patrão

Cristine Sinara Hertzer, instrutor Sandro Moreira e o patrão e dançarino, Bruno Cassariego (Foto: Beatriz Colombelli

CTG Chaleira Preta

Elenco artístico do CTG Chaleira Preta, familiares e amigos, durante homenagem ao grupo, no último domingo, à noite (Foto: Vitor Silveira)
  • Elenco artístico do CTG Chaleira Preta ‘Os Mateadores’: 9 pares
  • Participação: Força A
  • Apresentação do grupo e danças sorteadas: Vitória Larsen (1ª Prenda)
  • Total de danças/durante o ano: 19
  • Sorteio no dia da apresentação: 3 danças (dentre as 19)
  • Instrutor: Tiago Schwengber
  • Tema de entrada/saída: Vida e Honra de São Sebastião Mártir
  • Música: Alexandre Brunetto
  • Coreografia: Juarez Paiva e Thaiana Dutra
  • Musical: Grupo Santa Fé/Brunetto
  • Total de grupos participantes (Força A): 15
  • Apresentações: domingo, 8 de outubro
  • Resultado: 8 de outubro (término das apresentações)
  • Classificam-se para final (Enart/Santa Cruz do Sul: 12 invernadas
  • Individuais/ Chaleira: Arthur Ferreira (Concurso Literário); Kelen Dewes e Lucas Zarth (Causo); Gabriel Ferreira e Lucas Zarth (Declamação); Lizandra Aparecida de Campos (Violino); Rodrigo Carnelosso (Trova).

O instrutor Tiago Schwengber destaca que o elenco artístico chegou à final do Enart em 2016, e na Inter-regional foi em 2018, em Farroupilha fez a última participação. “Veio a pandemia, e após isso, o grupo resolveu fazer uma base forte – participando apenas de rodeios e ensaiando para voltar com força total, nesse ano, buscando a classificação”, destaca.

Schwengber, acrescenta que a base do grupo vem desde 2015/16. “Tem gurizada que dançava comigo na Mirim e Juvenil. Contamos com gente nova, mas todos aí para buscar a classificação e colocar o Chaleira Preta no lugar de onde não deveria ter saído: no final do Enart”, afirma.

Tiago Schwengber e grupo buscam com otimismo a classificação para a final do Enart (Foto: Beatriz Colombelli)

Coordenadoras artísticas da invernada, Carine Larsen e Mariele Ferreira, ressaltam a importância dos apoiadores que aderiram aos valores propostos pela entidade e tornaram-se os responsáveis pelo trabalho e engajamento – nomes de empresas e pessoas (venâncio-airenses) que seguem com o grupo para a Inter-regional do Enart. Além disso, elas ainda enfatizam o ‘Pix premiado’, elaborado pelas prendas, cujos valores se destinaram aos penteados das prendas.

Coreografia e homenagem

Em relação à coreografia, Tiago Schwengber explica que foi decidido manter ‘Vida e Honra de São Sebastião’ por representar a Região. “Pede-se bastante isso. E mais do que a Região – representa nossa cidade, nosso padroeiro. Na entrada, a gente conta a história de São Sebastião e porquê ele virou Santo. Na saída nós retratamos a ‘Festa do Bastião”, a alegria do povo, mas também a féi”, contextualiza.

Schwengber, ressalta a importância da coreografia que – além da homenagem prestada à cidade, pelo CTG Chaleira Preta – demonstra a fé que o povo venâncio-airense tem pelo santo padroeiro – São Sebastião Mártir -.

GF Essência da Tradição

O grupo Folclore (GF) Essência da Tradição busca manter a tradição de finalista para o Enart, e nesse ano, com novos representantes nas modalidades individuais e de pares.

Isadora Catarina Moraes e Nicolas Endrigo da Rosa Aquino, vão disputar a vaga na modalidade ‘Dança de Salão’, com mais 30 concorrentes(Foto: Cristiano Meith Fotografias)

Declamação Masculina: Edson Luiz Azambuja Aquino, Luciano Schwengber

Causos: Valentim Galarsa, José Carlos Moraes e Gustavo Ariel Schuler

Declamação Feminina: Rosângela da Rosa Aquino, Cristiana Treib Moraes, Cátia Andrea Oliveira, concorrem com mais 40 concorrentes
Nicolas Endrigo da Rosa Aquino concorre também na modalidade Chula

CTG Erva-Mate

Nessa edição, mais uma vez o nome do Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Erva-Mate vai à Inter-regional do Enart com o chuleador Lucas Keller. Ele que ano a ano busca aperfeiçoamento, fala sobre sua participação em 2023, o trabalho realizado durante o ano e as diversas conquistas para a entidade e município.

Keller que participa com mais 21 concorrentes, destaca que os chuleadores se apresentam no sábado, e dentre esses se classificam 50 por cento para o domingo. E desses, dez serão escolhidos os finalistas para o Enart, em Santa Cruz do Sul.

“Participei nos anos 2017/18/19 e 2022. Atualmente estou entre os 12 melhores do Estado. No ano passado consegui ficar entre os semifinalistas [que passam para o domingo]. E nesse ano, se Deus quiser, finalista esse ano”, destaca, o jovem.

Lucas Keller vai em busca de mais uma classificação para a grande final do Enart, na modalidade Chula

Em busca de uma vaga, entre os 31 participantes em Danças Gaúchas de Salão, o CTG Erva-Mate estará representando por Maiara Ebert da Rosa e Felipe Rafael Castro da Rosa.

(Foto: Cristiano Meith Fotografias)

Região

A 24ª Região Tradicionalista (24ª RT), coordenada por Luce Carmen da Rosa Mayer, estará na 3ª Inter-regional do Enart, nas modalidades Danças Tradicionais, com as entidades:

  • CTG Giuseppe Garibaldi, Encantado (Força A)
  • CTG Chaleira Preta, Venâncio Aires (Força A)
  • GAN Anita Garibaldi, Encantado (Força A)
  • CTG Tropilha Farrapa, Lajeado (Força B)
  • DTG Piazito da Tradição, Venâncio Aires (Força)
  • CTG Bento Gonçalves, Lajeado (Força B)
  • Demais modalidades individuais/Pares: Bandoneon, Causos, Chula, Declamação Feminina, Declamação Masculina, Gaita de Boca, Gaita Piano, Intérprete Solista Vocal Feminino, Intérprete Solista Vocal Masculino, Trova Campeira, Trova de Martelo, Trova Estilo Gildo de Freitas, Viola, Violão, Violino ou Rabeca, Danças de Salão

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

DESTAQUES

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido