Aos 823 anos, Riga é a pérola do Báltico

Todos os anos o mês de agosto é recheado de alegria na capital da Letônia a fim de comemorar seu aniversário de fundação. No último fim de semana Riga completou mais um ano de história. Há 823 anos nascia um povoado e que mais tarde tornou-se a capital desta pequena república báltica. Riga está situada às margens do rio Daugava, num antigo assentamento dos livônios e antiga tribo fínica. Historiadores acreditam que o nome da capital deriva de um antigo porto com lago natural chamado Riga e que desapareceu ao longo dos séculos. Considerada um ponto estratégico entre ocidente e oriente, desde sua fundação Riga atraiu interesse religioso e mercantil, primeiramente dos teutônicos e mais tarde os suecos tentaram pegar um pedaço de Riga. Durante mais de um século Riga era a menina dos olhos do Império Russo.

Riga sobreviveu a muitos conflitos. Sua história de mais de oito séculos foi marcada por uma mistura de sofrimento e júbilo. Já no final do século XIV a capital se transformou num centro medieval cujo charme se mantém até os dias de hoje. No final do século XVIII os três países bálticos foram amalgamados ao Império Russo. As décadas seguintes aos anos de 1800 foram de servidão absoluta. Até chegar ao século XX com a invasão de Hitler em 1941 dando início a um dos períodos mais tristes da história moderna da Letônia.

Capital letã comemorou 823 anos de fundação.

Praticamente toda população judaica, em seus milhares, foi exterminada durante a ocupação nazista. Este período negro do país foi marcado também por controvérsia já que muitos letões, principalmente em Riga, foram acusados de colaborar com os alemães na perseguição de judeus.

O domínio russo continuou através do regime comunista, durante mais de cinco décadas a Letônia fez parte da União Soviética. Até hoje a língua russa é dominante em Riga. Com tanta história impregnada em cada canto da cidade, não faltam motivos para esta esplêndida capital comemorar. E quanta festa! A pérola do Báltico esteve em polvorosa. No último fim de semana o país inteiro veio para capital para participar de uma programação artística e cultural intensa. O centro histórico de Riga se transformou numa praça de alimentação gigante formando um banquete com comida típica e muita cerveja, em cada canto da cidade. Concertos de música alegraram a comunidade madrugada a dentro. Apresentações de canto e dança atraíram grande público numa das maiores avenidas de Riga que se transformou num palco de alegria. Durante o fim de semana a prefeitura de Riga presenteou os visitantes oferecendo transporte público gratuito a todos. E até nos aproveitamos para visitar alguns bairros mais distantes do centro onde morávamos.

Riga está situada às margens do rio Daugava.

Comemoramos o aniversário de Riga com um belo passeio de bondinho ao bairro de Agenskalns, além é claro de aproveitar o clima festivo do centro histórico e no parque Victoria onde um festival de lanternas iluminou o céu de Riga para festejar os 823 anos de fundação.

Transporte público gratuito durante as comemorações.

Férias

Nas próximas duas semanas estarei curtindo férias de verão com a família na Itália. A coluna retorna em meados de setembro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido