Imagine estar assistindo a um conto de fadas nas alturas de um vilarejo medieval. O passeio de balão em Vilnius é bem assim – recheado de magia e encantamento. Vilnius é uma das poucas capitais europeias que permite o balonismo, sendo uma atração imperdível para aqueles que gostam de aventura e curtem vistas espetaculares. Pois o panorama da cidade velha formado por um emaranhado de ruelas sinuosas, pontilhado pelos telhados vermelhos é simplesmente de tirar o fôlego. Com a vista fascinante lá do alto, mesclando arquitetura antiga e a muralha verde dos parques imensos que cercam a capital, além de dezenas de balões pincelando o céu azul de verão, é impossível não se apaixonar por Vilnius. Os passeios de balão acontecem nos meses mais quentes por aqui, de junho a setembro, geralmente pela manhã cedo, com a luz mansa do sol que nasce ou à tardinha, até o sol se pôr pelas dez da noite nesta época do ano.
Saiba mais sobre Vilnius, a capital lituana
Com população de pouco mais de 500 mil habitantes, Vilnius é uma capital europeia ainda pouco conhecida do turismo de massa. Tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade, o centro histórico de Vilnius é um poço de história, recheado de construções charmosas que remontam a outros séculos e tantas igrejas. Em cada ruela deste labirinto histórico encontramos um templo, principalmente da religião católica, com quarteirões inteiros murados por antigo monastérios e pequenas capelas, muitas abertas ao público. Se durante o passeio de balão o encantamento fica por conta da vista sensacional, pelas vielas do centro antigo mergulhamos e sentimos na pele a história medieval da capital lituana. E durante os meses de verão, a euforia com a chegada do calor é acentuada em todos sentidos. A capital se transforma numa praça de alimentação a céu aberto. Inúmeras ruas ficam fechadas ao trânsito para dar lugar ao clima contagiante de verão. Os lituanos dançam pelas praças enquanto as ruelas se enchem de mesinhas e guarda-sois gigantes para se proteger do sol fulgurante desta época do ano. Sim, aqui faz calor! Muito calor! Na última semana sofremos com as noites quentes sob temperatura de quase 30 graus, pois por aqui são poucas as residências com ar condicionado. Dormir com todas janelas escancaradas é a única solução!

Como acontece o balonismo na capital lituana
Passear de balão à tardinha é também uma maneira de curtir a brisa suave de verão nas alturas de Vilnius. A experiência de um passeio de balão vai além do voo em si. Desde a inflagem, passando pelo voo, até a aterrissagem e a interação entre passageiros, passear de balão é uma aventura com muitas histórias pra contar. Nesta semana aproveitei para conhecer mais sobre o balonismo turístico na Lituânia, conversando com Giedrius Leskevicius, piloto de balão. Sua paixão pelo balonismo iniciou há 14 anos, quando ele fazia parte da equipe de terra e foi consolidada ao conquistar sua licença de piloto, dois anos mais tarde. Desde então Giedrius já voou em vários países, entre eles Polônia, Letônia, alpes suiços e vale do Loire na França, além de ter participado de competições no Japão e Emirados Árabes. Passear pelo céu lituano, no entanto, continua sendo seu destino favorito. “Voar sob Vilnius é romântico e por vezes inesperado, é como música de jazz e quem está no comando deve sempre estar pronto para improvisar”, conta o piloto de 40 anos. A tradição do balão iniciou na Lituânia no final dos anos 80 e foi a partir da independência do país em 1990 que o balonismo deslanchou. Desde então milhares de pessoas já experimentaram esta atração incrível.
Conforme Giedrius, voar de balão é um dos meios de transporte mais seguros, estatisticamente. Ele conta que mesmo depois de tanto tempo voando, cada passeio é único. Enquanto o ponto de partida é previamente estabelecido, o local de pouso é quase sempre desconhecido criando certo suspense na volta à terra firme. Além de Vilnius, pode-se também voar sob o castelo de Trakai, circundado por lagos e florestas, a 30km da capital.