Clima de festa para a coroação do rei Charles

Neste fim de semana prolongado aqui na Inglaterra os britânicos celebram a coroação oficial de Charles, filho mais velho da rainha Elizabeth, como rei. Logo após a morte da rainha em setembro do ano passado o então príncipe assumiu o comando da monarquia britânica mas a cerimônia oficial acontece hoje, sábado 6 de maio. De volta à Inglaterra por algumas semanas, estamos curtindo ao vivo e a cores o clima de festa em todo país, neste feriadão recheado de solenidades para marcar este evento ímpar na história da realeza britânica.

As festividades iniciaram sexta-feira com um coquetel oficial para autoridades e chefes de Estado de todo mundo, inclusive o presidente do Brasil marcou presença. A cerimônia de coroação se destaca por inúmeros rituais e um magnífico desfile pelas avenidas entre o palácio de Buckingham e a Abadia de Westminster. Milhares de pessoas preenchem cada centímetro das calçadas (muitos acampam durante toda a semana para garantir o lugar) ao longo do trajeto de pouco mais de dois quilômetros, na esperança de ver de perto o rei Charles ao lado da rainha consorte Camilla e que também será coroada durante o evento.

Abadia de Westminster no centro de Londres. (Foto: Solange Silberschlag)

Os desfiles prometem muita pompa e precisão no passo, com centenas de soldados e cavalaria, bandas de marcha e suntuosas carruagens antes e depois da coroação na Abadia de Westminster. A carruagem a caminho da coroação, Diamond Jubilee State Coach, foi criada comemorar o 60º ano da rainha Elizabeth II no trono e usada pela primeira vez em 2014. Na procissão de retorno da abadia, já oficialmente coroados, o rei e a rainha viajam na Gold State Coach toda dourada e histórica, usada pela primeira vez pelo rei George III, em 1762, para Abertura do Parlamento.

Comparada à cerimônia de coroação da rainha Elizabeth em 1953, o evento para o rei Charles é bem menor com número reduzido de convidados e participantes na procissão. Na verdade, o país ainda chora a perda da rainha e muitos britânicos não veem motivos para comemorar já que o país passa por uma forte crise econômica, com inflação alta e muitos setores públicos reivindicando melhores salários. O clima é de alegria mas comedido se comparado às comemorações do Jubileu de Platina da rainha no ano passado. No entanto o trabalho para organizar um evento tão importante é imensurável e no último fim de semana constatamos as ruas londrinas lotadas de gente, muitos vindos especialmente para curtir a semana da coroação. A avenida The Mall estava coberta de andaimes com um mar de gente trabalhando na construção de marquises para convidados especiais e posicionando as câmeras a fim de registrar cada segundo do desfile.

Avenida The Mall decorada para a coroação. (Foto: Solange Silberschlag)

As festividades perduram até segunda-feira, feriado especial para a coroação, quando acontecem os banquetes comunitários pelas ruas e praças de todo país. O almoço da coroação é uma das tradições mais aguardadas pelos britânicos. O povo vai às ruas enquanto os prédios, casas e vitrines são decoradas com as bandeirinhas do Reino Unido. A única ressalva para este fim de semana será o mal tempo pois a previsão é de chuva e céu cinzento. A família real é muito estimada pelos britânicos pois ela representa tradição. Tradição de celebrar um passado quase sempre retratado como mais glorioso do que o presente. Tradição que se transforma em continuidade e que devolve à nação o sentimento de normalidade numa era de tantos receios e mudanças. A coroação do rei Charles destaca o poder britânico em transformar sua capital num palco de simbolismo e tradição.

Curiosidades sobre a coroação

• É a primeira coroação britânica, desde 1601, que acontece no mês de maio
• Rei Charles é o 40º monarca a ser coroado na Abadia de Westminster
• No Natal de 1066, William, o Conquistador, tornou-se o primeiro monarca a ser coroado na Abadia de Westminster
• Tradicionalmente cada coroação tem um prato especial e o rei Charles escolheu um quiche para representar seu reinado, por ser uma receita simples, de baixo custo, e que pode ser servido tanto frio quanto quente
• Desde 1902, o final com chave de ouro da coroação e cerimônias da realeza acontece no palácio de Buckingham quando membros da família real posam na sacada e abanam à multidão dispersa na avenida the Mall

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido