Clima natalino contagiante na Inglaterra

Durante os dois últimos meses do ano a terra do Rei Charles transpira euforia e boas vibrações, acima de tudo. O povo acolhe de braços abertos o clima festivo de final de ano, deixando um pouco de lado o estilo reservado tão peculiar aos ingleses. As festividades de Natal são as mais importantes no calendário britânico. O país inteiro entra num clima frenético na preparação e organização da festa mais esperada do ano. Os ingleses adoram seguir tradições e nesta época os costumes são celebrados das mais variadas maneiras.

O sol quase não aparece por aqui no mês do papai Noel e os dias são cada vez mais curtinhos e gelados. A euforia da inglesada à espera do Natal, no entanto, é simplesmente contagiante. E as tradições de Natal iluminam o céu sombrio de dezembro. Tudo brilha. Tudo gira em torno da festa natalina. As vitrines de Natal formam um espetáculo à parte, recheadas de brilho e enredo marvilhoso, principalmente nas grandes lojas de departmentos em Londres, como Selfridges, Harrods, John Lewis e Liberty. Os dias cinzentos do último mês do ano são iluminados pelo colorido encantador das vitrines e iluminação natalina. Nos supermercados, as gôndolas se revestem de brilho repletas de guloseimas especialmente preparadas para aparecer no banquete de Natal.

Patinação no bairro londrino de Greenwich

Das feirinhas de doces tradicionais, sueter colorido, canto de corais, desfile de lanternas aos famosos mercados de Natal, calendários de advento, patinação no gelo e espetáculos de pantomimas, as três semanas que antecedem o Natal são recheadas de diversão e alegria. As tradições de Natal resgatam história e deixam os ingleses entusiasmados. Todos os anos eles sonham com um Natal com neve, paisagem branquinha cobrindo parques e campos no interior. Na verdade, raramente neva aqui na Inglaterra durante o Natal e menos ainda em Londres! Nem por isso a inglesada deixa de sonhar com um Natal branco, a neve não aparece mas frio e geada são garantidos nesta época do ano por aqui.

Entre tantas tradições que marcam este período, os europeus adoram patinar no gelo, em pistas especialmente montadas para a época de Natal. A patinação de gelo em Londres durante o período natalino é muito popular, uma tradição de longa data, desde 1876 quando foi instalada no bairro Chelsea a primeira pista de gelo artificial do mundo (Glaciarium). Neste ano várias pistas foram montadas em pontos estratégicos e pátios de monumentos e construções históricas no centro da capital, como Somerset House, Canary Wharf, Battersea, Queen’s House, Hyde Park entre outros. As pistas se transformam em atração, bem decoradas e opções de restaurantes e barzinhos para espectadores. Um dos locais mais charmosos para patinar no gelo está situado fora do centro de Londres, no Palácio de Hampton Court. O pátio interno desta magnífica construção tudoriana se transforma numa praça deslizante, atraindo muitos jovens e famílias.

Lojas bem decoradas na capital britânica

Os britânicos são conhecidos pelo seu jeito reservado, por vezes excêntricos na polidez da fala, no entanto eles esbanjam humor sarcástico. O povo inglês adora acrescentar uma pitada de ironia nas piadas e comédias. E talvez por isso que uma das tradições natalinas mais modernas pode ser associada a esta tendência ao sarcasmo dos ingleses. Durante os anos 80 alguns apresentadores da televisão britânica iniciaram uma nova moda, vestindo um blusão de Natal bem colorido e espalhafatoso, com a intenção de quebrar o gelo e ridicularizar a postura reservada deles, convidando os telespectadores a entrar no clima festivo. O estilo causou controvérsia mas se transformou desde então numa tradição de Natal e o país inteiro adere à moda do sueter colorido com estampas de papai noel, renas, pinheiros e paisagens de neve e até pisca-pisca. Nas escolas tradicionalmente durante um dia no início de dezembro as crianças pagam uma libra para serem dispensadas do uniforme e vão para aula vestindo as cores de Natal com um blusão bem colorido. Os adultos também abraçam a causa, nos escritórios são comum as festas temáticas nesta época do ano com escolha do sueter mais cafona e todo mundo contribui para alguma entidade de caridade.

Blusão de Natal é tradição na Inglaterra

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido