Considerado o evento mais importante do ano na China e nas comunidades de origem chinesa em todo mundo, o Ano Novo Lunar é festejado com inúmeras tradições durante duas semanas. Em 2025 as comemorações iniciaram no dia 29 de janeiro, com a primeira lua nova do calendário lunar, acolhendo o Ano da Serpente.
As festas do novo ano chinês se espalham mundo afora, principalmente nas grandes capitais com uma programação variada, desde apresentações de dança, desfile temático e shows pirotécnicos, além da abundância de pratos saborosos da culinária asiática. Os chineses tiram férias coletivas nesta época e viajam muito. Em Londres, as festividades no último fim de semana lotaram a praça de Trafalgar e ruas adjacentes no bairro onde se encontra a Chinatown. Cerca de 1,5% da população londrina tem ascendência chinesa, representando 150.000 pessoas e por isso a chegada do novo ano chinês na capital britânica é um dos principais eventos do calendário de Londres.

A data é comemorada com grande feriadão em vários países no sul da Ásia – como Coréia, Vietnã, Tailândia, Indonésia, Cingapura, Taiwan, Malásia e Filipinas. O novo ano de 2025 é o Ano da Serpente, um ano de sorte e oportunidades de acordo com as crenças chinesas.
Por que é o Ano da Serpente? Incrivelmente complexo, o calendário do zodíaco chinês é melhor descrito como um ciclo de 12 anos representado por 12 animais, nesta ordem: Rato, Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Cobra, Cavalo, Cabra, Macaco, Galo, Cão e Porco. Na cultura tradicional chinesa, a Cobra é vista como um símbolo de sabedoria, mistério e transformação. O signo animal do zodíaco chinês é determinado pelo ano de nascimento, o que significa que 2025 será o ano dos bebês cobras. As crianças nascidas no último ano do calendário lunar eram dragões, enquanto os bebês que nascerem em 2026 serão cavalos, e assim por diante.

Banquetes recheados de pratos especiais fazem parte do festival de ano novo nos restaurantes chineses de Londres. As comemorações são marcadas por tradições e superstição. Reza a lenda que no sétimo dia do Ano Novo Lunar a deusa-mãe chinesa, Nuwa, criou a humanidade. E assim neste dia a comunidade asiática comemora o aniversário do povo, com pratos à base de massa noodle e verduras. Durante o festival de duas semanas o tom vermelho impera, seja na decoração das casas, roupas ou presentes.
Nesta época os chineses distribuem a amigos, vizinhos e familiares envelopes vermelhos com dinheiro dentro para desejar prosperidade no novo ano. Tradicionalmente, no último dia das comemorações acontece o desfile de lanternas vermelhas, Yuan Xiao Jie em mandarim, encerrando o festival com a primeira lua cheia do ano – daí o nome (Yuan significa começo. Xiao significa noite).
