Explosão de cores no Chelsea Flower Show!
Todos os anos durante uma semana em maio Londres sedia o “Chelsea Flower Show”, a maior feira de flores, jardinagem e paisagismo do mundo. A prestigiada exposição acontece há mais de um século no bairro nobre de Chelsea, atraindo centenas de milhares de visitantes. Desde segunda-feira, o evento organizado pela sociedade de horticultura britânica (Royal Horticulture Society) convida os amantes da jardinagem a deixar-se maravilhar pela explosão de sensações que a feira proporciona.
O local é um verdadeiro espetáculo de cores com jardins deslumbrantes e espécies florais provenientes de todo mundo. Os dois primeiros dias da feira são exclusivos para convidados especiais mas desde quarta-feira até hoje, sábado, os portões estão abertos para o público em geral. Ingressos para a concorrida exposição se esgotam rapidamente meses antes de o evento iniciar e por isso eu garanti o meu em janeiro.
E assim na quarta-feira fui lá me perder entre a multidão contagiada pelo perfume das flores, deslumbrada pelas variedades expostas. O melhor do mundo da jardinagem e paisagismo concentrado num só lugar durante alguns dias! é uma semana de intensa movimentação e que marca o início dos grandes eventos de primavera/verão no calendário social britânico. Além dos jardins temáticos concebidos por paisagistas famosos no mundo inteiro e patrocinados por grandes empresas e instituições, a feira atrai renomados escultores, artesãos especializados em jardinagem e mais de 500 expositores de flores e viveiros espalhados no pavilhão central e áreas adjacentes.
A exposição apresenta também estandes com plantas raras e nativas de outros continentes. Entre tulipas exuberantes, rosas com novos perfumes, palmas das mais variadas cores, orquídeas estonteantes, bonsais antiguíssimos, dálias, bulbos, flores do campo, lírios, cactus, arranjos florais, hortaliças e até uma coleção de 150 tipos de batatas, a feira transcende a todos os gostos. São plantas e arbustos tão cobiçados e espetaculares que às vezes não parecem de verdade. Quanto à criação de espaços verdes (mais de 30!), não existe limite de criatividade aos arquitetos paisagistas.
é um show de jardins de todos tipos: futuristas, conceituais, minimalistas, arrojados, naturalistas, modernos, sensoriais ou extravagantes transformando o parque do hospital militar de Chelsea num minimundo paisagístico. E para os amantes do esplendor floral, como eu, a feira é um paraíso irresistível! Meu conhecimento sobre plantas e habilidades em jardinagem são limitados mas meu entusiasmo pelos jardins ingleses é abundante. Eu amo flores e jardins e sou apaixonada pelas criações inglesas que, na minha opinião, traduzem com maestria simplicidade e exuberância natural. Os jardins ingleses são impecáveis e maravilhosos misturando cores suaves, sem pretensão.
Jardinagem faz parte do DNA britânico! Eles têm adoração pelas plantas e espaços verdes em geral. Eles conhecem as plantas pelo nome científico e no Chelsea Flower Show podem aprimorar o conhecimento em oficinas de jardinagem ou simplesmente conversando com expositores. Meu passeio na feira de Chelsea foi novamente inesquecível. Passei horas caminhando entre um canteiro e outro, apreciando as formas delicadas de cada pétala colorida, respirando o perfume adocicado e contagiante que pairava no ar.
Neste ano alguns paisagistas inovaram ainda mais no design dos jardins, usando materiais rústicos, cobre e muita pedra enquanto outros mantiveram as raízes de casa com a tradicional gramínea inglesa recortada por elementos naturais de água corrente em riachos contornando a vegetação farta. Tanta beleza requer trabalho e dedicação!
As equipes de jardineiros trabalham durante meses para transformar os pequenos espaços em obras de arte divinas. Neste ano dezessete jardins concorreram em quatro categorias à cobiçada medalha de ouro e ao troféu de melhor jardim temático do evento. Cada espaço é minuciosamente planejado. E o resultado final nunca deixa desejar. Além da exuberância floral a exposição de Chelsea é acima de tudo uma feira de negócios. Na avenida central do parque de 11 hectares estandes vendem tudo que se pode imaginar em artigos de jardinagem entre móveis e acessórios para áreas externas, objetos de decoração, esculturas, chafarizes e muito mais! é a mais tradicional mostra de jardinagem e paisagismo do mundo, crème de la crème.
E não deixa de ser também uma ocasião social, palco para aparecer e ser visto, principalmente nos primeiros dias quando a entrada é restrita aos convidados vip e a nata da sociedade inglesa se faz presente, esbanjando glamour e elegância. Para os menos famosos, como eu, o Chelsea Flower Show representa momentos de pura inspiração. Um privilégio poder contemplar estes jardins encantadores. A arte do paisagismo em seu apogeu, assim é o Chelsea Flower Show!
[GALERIA_778]