Euforia de verão pelas ruelas de Vilnius

Tradicionalmente o mês de junho é o mais esperado pelos lituanos, pois marca o início do verão, no dia primeiro do mês, embora no calendário oficial a data seja somente no dia 21 de junho. Neste ano a população tem um motivo a mais para comemorar pois o país inteiro sauda o término da quarentena imposta desde novembro do ano passado. Com índices de casos positivos de Covid em declínio e o programa de vacinação em massa em franca aceleração, a Lituânia se prepara para curtir, sem restrições, as inúmeras atividades que a estação do calor proporciona por aqui. Mais de 40% da população já recebeu a primeira dose da vacina. Desde o mês passado o governo lituano criou um passe livre para aqueles que já receberam a vacina, ou testaram positivo para o vírus nos últimos seis meses, possibilitando assim a entrada em eventos fechados, cinema, teatro e academias. A Lituânia é um país pequeno, menor que a maioria dos estados brasileiros, com pouco menos de três milhões de habitantes, a maioria morando nas três maiores cidades do país: Vilnius, Kaunas e Klaipeda.

Com o verão proporcionando dias longos e reluzentes na capital não nos surpreende a intensidade e variedade da programação social de Vilnius. Nesta época as grandes cidades organizam extensa programação de eventos, da música ao teatro, e tantas festividades reverenciando figuras do folclore local. Neste ano, no entanto, o programa de atividades está reduzido e focando principalmente em apresentações e rituais ao ar livre. Festivais de música animam cada canto da cidade atraindo muitos visitantes. Pelos parques da cidade jovens e famílias se deliciam com o som do verão. Pois durante junho e nos próximos dois meses os lituanos aproveitam cada minuto de tempo bom para saborear o calor sob céu azul. Eles se despem da cara sombria do inverno para abraçar de braços abertos a euforia das noites brancas de junho quando escurece pelas onze horas da noite e pelas três já está amanhecendo. Durante os longos meses de inverno, de novembro a março, marcado por dias pardos e neve abundante o bom tempo parecia inatingível. Entretanto, cá estamos, apreciando temperaturas consideradas altas para o velho continente.

Centro histórico de Vilnius.

Para quem vive nos trópicos o verão daqui pode até parecer meia estação, mas comparado a outras regiões da Europa, na Lituânia faz calor sim! Neste ano a espera pelo verão foi bem mais long que em outros anos, pois no início de maio a neve insistia em cair na capital. Nesta semana, no entanto, dias ensolarados com temperatura média de 24 graus saudaram a nova estação. Para a maioria dos brasileiros isso não significa verão mas para quem passa quase seis meses sem ver um raio de sol como nós, padecendo diariamente aquele céu cinzento costumário, temperatura acima de 20 graus é motivo de festa por aqui. É motivo para ficar na rua até tarde, confraternizando com amigos e familiares, bebendo!

Durante os meses de junho, julho e agosto Vilnius se reveste de alegria. A capital carrancuda, de caráter gelado do início do ano, se transforma numa dama fervorosa, cheia de luz, abrindo guetos, pátios, e terraços floridos para acolher a nova estação. O ar adocicado de verão deixa Vilnius irresistível e sua história medieval incontestável ecoa pelas ruelas do centro histórico. A capital lituana é despretensiosa, charmosa em seu jeito de ser, sem ostentar padrões que não lhe pertencem. O centro histórico da capital lituana é um dos maiores e melhor preservado do leste europeu, tombado pela Unesco desde 1994. Por aqui viajamos no tempo. Num piscar de olhos retornamos a dois, três até cinco séculos atrás. Este emaranhado de ruelas antigas transpira história e nesta época do ano, acima de tudo, ressoa uma atmosfera eufórica com suas ruas lotadas de gente brindando o bom tempo, tomando um cafezinho, rindo à toa degustando uma cerveja local ou simplesmente caminhando atoa pelo labirinto medieval, sentindo na pele a luz do verão. Um brinde à nova estação!

Capital lituana tem quase 700 anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido