Feira de Natal em Riga entre as mais charmosas da Europa

Desde o tempo medieval os mercados de Natal fazem parte das festividades de final de ano em toda Europa. O precursor desta tradição teria sido o “Mercado de Dezembro”, realizado pela primeira vez em 1294 em Viena, capital da Austria. Aqui no norte da Europa, o período natalino é marcado por dias sombrios de temperaturas baixas com a paisagem quase sempre coberta por flocos de neve e assim as feirinhas de Natal trazem luz e alegria às cidades. O mercado de Natal em Riga é uma das maiores atrações das festas de fim de ano no país. Aliás, em toda Europa, pois neste ano a capital letã apareceu entre as cinco capitais europeias com as feiras de Natal mais charmosas do velho continente, prometendo atrair milhares de visitantes.

Desde o primeiro fim de semana de dezembro a praça do Duomo, no coração de Riga, foi transformada num pedacinho de um conto de fadas. A feirinha de Riga é aconchegante, apresentando todas características que se espera num mercado natalino. No coração do centro histórico as barraquinhas coloridas, vendendo de tudo um pouco, criam um cenário encantador, enquanto o pinheiro gigante domina a famosa praça, a ornamentação colorida, caldeirões de vinho quente e comida típica completam a cena.

Antes mesmo de chegar à praça da catedral mais antiga de Riga, o aroma inconfundível do vinho quente misturado com especiarias, gengibre, cravo e canela permeia as ruazinhas medievais desta pequena capital de pouco mais de 600 mil habitantes. O mercado de Natal de Riga é um cartão postal da gastronomia letã pois nesta época a comilança é grande por aqui. Visitantes podem escolher entre uma variedade de pratos típicos à base de porco, batata, beterraba e muito repolho curtido preparados na hora, ao ar livre. Sem esquecer das queridinhas da estação, as famosas ervilhas cinzas acompanhadas por um bom molho de cebola e bacon! O aroma entre uma barraca e outra é a melhor propaganda, aguçando o paladar de todos.

Pinheiros naturais no norte da Europa.

Nesta semana passeando pela feirinha aproveitamos para experimentar uma guloseima típica, bem docinha e parecida com um bolinho de chuva brasileiro. Outro clássico dos mercados de Natal europeus são as bolachinhas de mel e aqui em Riga as vovós letãs mantêm a receita guardada à sete chaves! E claro, aceitei uma provinha na casinha de pão de mel no coração do mercadinho e levei um pacote das tradicionais bolachinhas de gengibre. Para quem está procurando uma opção de presente a feira na capital letã tem várias, desde os docinhos personalizados, até as peças de âmbar, artesanato, lembracinhas de madeira e muitos artigos de lã e pele, inclusive pelegos. As cadeiras e bancos espalhados pela praça são cobertos por pelegos e tapetes de lã para aqueles que quiserem curtir o clima festivo sem congelar o traseiro.

A atmosfera dos mercadinhos de Natal sob temperaturas negativas é por vezes difícil de retratar em palavras, pois nos transporta à magia do Natal dos tempos de criança, sob o clima tropical, maravilhada assistindo pela televisão o Papai Noel viajando de trenó pelos pinheiros de Natal cobertos de neve. Em pleno 2024, ao vivo e a cores, é impossível não se deslumbrar com a magia do Natal no norte da Europa!

Festas de fim de ano com neve na Letônia.
[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido