Gastronomia e responsabilidade social em Vilnius

Quando viajamos para outros lugares e principalmente para longe de casa, a países distantes, experimentar as receitas e delícias nos locais visitados é fundamental. Através da culinária e pratos típicos descobrimos muito mais que sabor; aprendemos sobre a história da nação e tradições muitas vezes mais antigas que nosso próprio país. O cenário gastronômico na capital lituana vem crescendo a passos largos, com novos restaurantes e conceitos interessantes sendo criados no setor. Excelente qualidade com baixo custo aos clientes é a receita de sucesso do mercado, justamente para mostrar ao resto do mundo que existe uma gastronomia europeia moderna e de alto padrão fora dos eixos mais reconhecidos, como França e Itália.

Panqueca de espinafre.

Entre os inúmeros restaurantes que abriram suas portas nos últimos anos, antes do início da pandemia, e sobrevivendo aos extensos períodos de quarentena vividos no país, encontra-se Pirmas Blynas, uma casa de panquecas com uma proposta gastronômica diferenciada de todos outros restaurantes da capital lituana. Aberto há três anos, trata-de um conceito até então inédito na Lituânia, pois o restaurante emprega, majoritariamente, portadores de deficiência. Tim van Wijk, holandês de 31 anos, é o fundador do restaurante que já recebeu vários prêmios reconhecendo a missão de inclusão social da empresa.

A ideia de criar um local baseado na responsabilidade social surgiu há cinco anos quando Tim se mudou para Vilnius com a esposa lituana. Na Holanda, Tim trabalhava como assistente social promovendo mentoria e liderança de jovens e ao chegar aqui logo percebeu a realidade sombria dos jovens lituanos com necessidades especiais. “Eu não via ninguém com deficiência nas ruas, lojas e restaurantes, e isso me incentivou a criar um espaço onde jovens com necessidades especiais pudessem se sentir útil e pertencer a um grupo social”, conta o empreendedor. E assim surgiu o restaurante oferecendo panquecas, sopas e outros pratos saborosos, preparados e servidos por jovens que superam suas limitações físicas e intelectuais para bem atender os clientes. O contrato de trabalho é flexível quanto ao número de horas de trabalho, respeitando as necessidades individuais. Entre os nove funcionários, conversamos com Edvinas, 24 anos, que nasceu com paralisia cerebral. Conversando em inglês, superando de maneira incrível sua dificuldade de expressão devido à paralisia, ele nos contou entusiasmado que faz parte da equipe do Pirmas Blynas desde o início, há três anos e duas semanas, precisamente. Ele completou seus estudos em escola especial, onde teve oportunidade de aprender inglês. O sorriso largo de Edvinas revela imenso orgulho em fazer parte da equipe, destacando as semanas intensas de treinamento como algo que transformou sua vida, onde aprendeu cada detalhe da arte de atender bem os clientes. A simples tarefa de recolher pratos e copos na mesa requerem tremendo esforço físico e mental para a maioria dos garçons. Desta forma o restaurante se torna também um centro de treinamento, promovendo o bem-estar e desenvolvimento intelectual além da inserção do profissional no mercado de trabalho.

Edvinas trabalha no restaurante desde sua abertura.

Embora a Lituânia esteja comprometida em melhorar a vida das pessoas com deficiência, existe ainda um longo caminho a ser percorrido para atingir níveis de inserção social como do Reino Unido e Canadá, países que lideram na acessibilidade. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística lituano, cerca de 8% da população (280 mil pessoas) são portadores de deficiência; destes, menos de um terço estão inseridos no mercado de trabalho. Uma realidade sombria e contrastante com o resto da Europa. Desta forma, iniciativas sociais como a casa de panquecas Pirmas Blynas são comemoradas em todo país. Desde a abertura do restaurante, vários projetos sociais vem sendo desenvolvidos em parceria com ONGs, como a confecção de cestas de presente com biscoitos e docinhos promovendo a inclusão social. Seguidamente o restaurante é citado na imprensa como projeto âncora e pioneiro no setor gastronômico e funcionários são destacados.

Localizado no térreo da igreja de Virgem Maria em Vilnius, o restaurante oferece um cardápio simples, baseado na culinária tradicional do país. Os lituanos adoram sopas e panquecas, e no Pirmas Blynas elas são especiais! Super recomendo a panqueca de espinafre, recheada com húmus, azeitona, páprica e coentro. Delícia!

LEIA MAIS:

Colina das Cruzes, um símbolo de fé e garra lituana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido