História e cultura em Dundee, na Escócia

O Reino Unido é recheado de cidades históricas, fundadas bem antes de o Brasil ter sido descoberto. Em cada um dos quatro países que formam esta união política – Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte encontram-se lugares encantadores onde o visitante mergulha no passado absorvendo a cultura britânica em doses elevadas. Embora radicada na terra do rei Charles há mais de três décadas, eu ainda continuo a me deslumbrar com a riqueza cultural deste país formidável. Nos anos 90 quando aqui cheguei pela primeira vez talvez minha visão dos britânicos carecia profundidade. Hoje em dia, o fascínio é carregado pelo conhecimento que adquiri aqui. Não me canso de andar pelo interior descobrindo os rincões britânicos. Há algumas semanas, uma aventura de oito horas de carro nos levou novamente até a Escócia onde nosso filho, Patrick, estuda na Universidade de St Andrews.

A Escócia é conhecida pelas suas paisagens de tirar o fôlego com relevo montanhoso, lagos e tantos castelos. Nosso passeio foi na região leste do país, iniciando na cidade de Dundee, a quarta maior cidade da Escócia com pouco mais de 150 mil habitantes. Situada na foz do rio Tay e banhada pelo Mar do Norte a cidade é circundada por uma colina de basalto (Dundee Law). Dundee é muito rica culturalmente e conta com vários museus. Nosso passeio iniciou no V&A Dundee, o primeiro museu de design da Escócia. A construção moderna à beira-mar abriga coleções de arte contemporânea e exposições temporárias. Durante nossa visita contemplamos peças de tapeçaria contando a história da cidade. Na galeria McManus, construção gótica no centro da cidade, viajamos no tempo, aprendendo sobre a herança artística de Dundee.

Castelo de Broughty, na Escócia.

Dundee é um centro de inovação, sede da Universidade de Abertay, a primeira a oferecer graduação em engenharia de videogames. Pelas ruas da cidade percebe-se logo a energia jovial com grande número de estudantes indo e vindo. Dundee conta com vários cafés e restaurantes, além é claro tantos pubs para aqueles que gostam de experimentar uma cervejinha local. Eu preferi um chazinho inglês acompanhado do famoso bolo de Dundee, recheado de uvas passas e coberto de amêndoas.

A alguns quilômetros de Dundee encontra-se um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade. O famoso castelo de Broughty está localizado à beira-mar no vilarejo de Broughty Ferry. Durante o século XIX o vilarejo era conhecido como o reduto dos ricos barões de juta. Com arquitetura grandiosa e uma alameda à beira-mar, Broughty Ferry é um lugarzinho de puro charme. O castelo de Broughty domina o panorama do vilarejo, com construção que remonta aos anos 1400. O castelo desempenhou um papel importante de defesa durante os conflitos entre 1547 a 1550, e mais tarde foi tomado pelos ingleses. Durante o século XIX, com a construção dilapidada, foi transformado em um forte bélico. Hoje em dia é um museu marítimo muito interessante, com entrada franca.

Arte contemporânea no museu V&A em Dundee.
Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido