Para conhecer a verdadeira história da Letônia é preciso voltar muitos séculos, vasculhando tesouros arquitetônicos espalhados pelo país. Esta pequena república com menos de dois milhões de habitantes é banhada pelo mar Báltico e faz fronteira com a Estônia, Lituânia, Bielorrússia e Rússia. Seu território foi disputado durante muitos séculos desde as tribos bálticas, cavaleiros teutônicos, suecos, poloneses, lituanos e russos. De norte a sul, leste e oeste, castelos, fortalezas e palácios contam um pedaço da história letã. O interior da Letônia é pontilhado de ruínas de castelos medievais, construídos durante o domínio da Ordem da Livônia. Entre eles, o imponente Castelo de Bauska, localizado numa península impressionante na confluência dos rios Musa e Memele.
Situado no sul da Letônia, à 70 km de Riga, o Castelo de Bauska remonta ao século XV e serviu como fortaleza por mais de 100 anos. Sua construção iniciou em 1443 a fim de controlar o comércio entre Riga e a Lituânia e defender a fronteira sul da Ordem da Livônia. Com a derrota dos Cavaleiros na Guerra da Livônia em meados do século XVI Bauska foi incorporado ao Ducado da Curlândia, um estado vassalo recém-estabelecido do Grão-Ducado da Lituânia. Durante este período foi edificada uma mansão renascentista para os duques da Curlândia e Semigália, ao lado do castelo medieval. As duas estruturas permaneceram em uso até serem explodidas pelos russos durante a Grande Guerra do Norte em 1706.
Ao longo da história, a construção e reconstrução do Castelo de Bauska transformou a estreita península. Hoje em dia encontramos um conjunto histórico bem interessante com monumento cultural e natural. Da fortaleza medieval restam as ruínas e torres enquanto o resto do castelo foi totalmente restaurado. Suas paredes externas são cobertas por uma impressionante decoração de esgrafito, criando um efeito de alto relevo maravilhoso. O Castelo de Bauska é o único exemplo arquitetônico na Letônia com características da arquitetura e design maneiristas no Ducado da Curlândia. A parte mais antiga do Castelo de Bauska é a fortaleza da Ordem da Livônia, construída especialmente para o uso de armas de fogo.
Hoje em dia o Castelo de Bauska é um museu nacional contando a história da Letônia, desde as tribos da Semigalia que ocupavam o território antes da chegada da Ordem da Livônia até o declínio do Ducado da Curlândia. Embora são poucos os ambientes mobiliados, ao visitar o interior do castelo voltamos no tempo, desde o porão úmido até os quartos com camas dóssel, cozinha com utensílios de madeira e estruturas de ferro, até o salão com piso de ladrilhos coloridos. Tudo lembra o passado. Entre escadarias estreitas e janelas basculantes funcionários vestindo trajes de época acentuam o clima medieval. Um passeio bem interessante, pelo interior da Letônia.