Catedral de Iorque levou 250 anos para ser construída. (Fotos: Solange Silberschlag)
Catedral de Iorque levou 250 anos para ser construída. (Fotos: Solange Silberschlag)

Localizada num vale verdejante, na confluência dos rios Ouse e Fosse, Iorque é uma cidade medieval encantadora, recheada de charme e impregnada de história. Os Romanos a conheciam como Eboracum. Para os Saxões, era Eoforwick. Os Vikings, que vieram como invasores durante o século IX, mas permaneceram nos assentamentos, chamavam-na de Jorvik. E foi dali que surgiu o nome atual Iorque (em inglês, York). Hoje em dia, a cidade esbanja o passado medieval através de sua arquitetura bem conservada pelas ruas do centro histórico, na esplêndida catedral, casarios da era georgiana e na magnífica estação de trem construída da época vitoriana. Iorque é acolhedora, um lugar onde o antigo e moderno andam de mãos dadas. Com cerca de 200 mil habitantes, a cidade tem ao mesmo um ar jovem e aristocrático, contando com inúmeros restaurantes, bares, cafeterias, confeitarias, butiques de grife, lojinhas especializadas e muitos pubs. E, claro, muitos locais históricos para a gente conhecer!

Shambles, ruazinha torta mais famosa do centro histórico.

Circundada pelas muralhas mais bem preservadas da Inglaterra, Iorque sobreviveu a vários conflitos como a Guerra dos Cem Anos, a Guerra das Duas Rosas e a reforma religiosa do rei Henry VIII. Historicamente é uma das cidades mais importantes da Inglaterra. A melhor maneira de conhecer Iorque é caminhando pelo centro histórico, onde o pedestre é rei e a circulação de carros não é permitida. As ruas comerciais Stonegate e Petergate continuam iguais desde os tempos do Império Romano, há dois mil anos, quando eram conhecidas como Via Praetoria e Via Principalis. Alguns passos adiante encontra-se a magnífica catedral de Iorque, a maior catedral gótica do norte da Europa. A construção desta joia preciosa levou nada menos que 250 anos, sendo finalizada em 1472. Por dentro e por fora, a catedral surpreende pelos detalhes arquitetônicos, além de ter a maior coleção de vitrais medievais da Inglaterra. A rua mais famosa de Iorque é a Shambles street, um paraíso arquitetônico emoldurado por casarios que remontam bem antes de 1500 quando o Brasil sequer tinha sido descoberto pelos portugueses. Esta ruazinha torta fez parte do cenário dos filmes de Harry Potter.

Iorque foi fundada pelo Império Romano.

Passear por Iorque significa voltar no tempo. A cidade é também conhecida pelas suas histórias e lendas mal-assombradas. O colégio de St William, construído em 1465 para alojar sacerdotes da catedral de Iorque, é um dos tantos lugares da cidade considerado assombrado por um fantasma. Economicamente Iorque foi ao longo dos séculos um centro de negócios. Enquanto as cidades do norte da Inglaterra tinham uma economia baseada na lã, no algodão e no ferro, a economia de Iorque explodiu em 1881 com a produção de chocolate da fábrica Rowntree e que hoje faz parte da Nestlé. As barras de Kit Kat foram criadas pela Rowntree e hoje em dia mais de 3,5 milhões de Kit Kats são produzidos por dia na fábrica de Iorque.

Iorque está localizada a pouco menos de duas horas de trem de Londres. Um passeio fantástico para aqueles que curtem arquitetura e história medieval.

Galeria