Kaziukas, a feira mais antiga da Lituânia

Neste fim de semana Vilnius esquecerá por alguns dias o clima sombrio dos ataques na Ucrânia. A capital lituana está agitada desde sexta-feira até domingo 6 de março, com as ruas repletas de barraquinhas, para marcar a feira mais histórica e famosa do país. A feira de Kaziukas acontece anualmente nesta época e é uma espécie de louvor à primavera. Para os lituanos a estação das flores não inicia necessariamente com passarinhos e jardins coloridos pois por aqui o clima gelado persiste até abril. A feira de Kaziukas, no entanto, comemora a chegada da nova estação com muita animação. Recheada de folclore, música, artesanato e comida deliciosa, a feira mais antiga da capital é uma imersão na cultura lituana. As ruazinhas do centro histórico se transformam num mercado gigantesco, valorizando tradições de outros tempos e mostrando uma variedade incrível de produtos regionais. Durante três dias a capital traz as cores e sabores de cada canto do país. Desde a herança culinária e receitas modernas, apresentações folclóricas e entretenimento moderno, até as peças de artesanato tradicionais e arte contemporânea de artistas emergentes– há muito para explorar pelo centro de Vilnius durante a feira.

Feira destaca música e folclore lituano.

A primeira edição do evento aconteceu há quase 500 anos, em 1604, em homenagem à canonização de São Casimiro, filho do rei da Polônia e Grão-Duque da Lituânia, Casimiro IV. Conhecido por sua devoção e generosidade com os doentes e pobres, São Casimiro (carinhosamente apelidado pelos lituanos de Kaziukas) é o santo padroeiro da Lituânia e seu túmulo se encontra na Catedral de Vilnius. Desde então anualmente os lituanos se divertem intensamente no primeiro fim de semana de março (ou no mais próximo do dia do padroeiro, 4 de março). A feira é um dos eventos mais esperados dos lituanos e neste ano as cores da bandeira da Ucrânia mesclada entre as tendas e decorações é uma forma de solidariedade com o povo ucraniano. Famílias inteiras se deslocam à capital para entrar no clima animado e, é claro, para levar uma lembrancinha para casa. A “verba”, símbolo da feira, é uma das comprinhas obrigatórias! Este arranjo de flores e ervas secas (mais de 150 variedades) amarradas numa vara de madeira evoca a nova estação; uma tradição que remonta há séculos. São geralmente flores do campo e ervas colhidas no quintal e transformadas em belíssimos buquês.

Entre artesãos e pequenas agroindústrias, as estandes destacam trabalhos e produtos típicos do país mas que raramente aparecem nas prateleiras das grandes lojas e supermercados. E não faltam produtos interessantes! Os visitantes podem escolher desde apetrechos até verdadeiras obras de arte – entre cestos de vime, objetos de madeira, confecção de lã e linho, cerveja artesanal, sucos, geleias, mel, pão e biscoitos, bolos de gengibre, utensílios de cozinha de madeira, lenços pintados a mão, bijuterias de âmbar e tanto, tanto mais. A gastronomia do país é também destacada pelas barracas espalhadas na capital. Pratos tradicionais com carne de porco e peixe defumado são os preferidos dos lituanos e, é claro, a cepelinai, prato nacional da Lituânia – uma espécie de bolinho de batata cozido e servido com molho de bacon é a estrela em várias estandes. A feira de Kaziukas é um verdadeiro festival de aroma e sabor!

Lituanos gostam de linguiça e carne de porco.

Solidariedade com a Ucrânia

Durante toda semana os lituanos se engajaram em manifestações e caminhadas para demonstrar solidariedade com o povo ucraniano que sofre com a invasão dos russos. No último domingo, jovens e mães organizaram uma vigilia pedindo que as mães russas se mobilizassem pelos seus filhos. Defronte a sede da embaixada russa em Vilnius vê-se muitos cartazes, flores e velas. Num ato inusitado em apoio às vítimas da guerra na Ucrânia, o prefeito de Vilnius autorizou legalmente a mudança de nome da rua onde está localizada a embaixa da Rússia. A partir de agora ela passa a ser chamada de rua dos Heróis Ucranianos.

Solidariedade com ucranianos.

LEIA MAIS:

Clima de apreensão nas repúblicas bálticas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido