Em 47 AC quando os romanos fundavam Londinium talvez não imaginassem que aquele pequeno povoado circundado pelas águas turvas do rio Tâmisa se tornaria na metrópoles de hoje. Londres é além do centro financeiro europeu um celeiro cultural mundial, esbanjando pluralidade e atraindo talento e interesse de todo mundo. E para vivenciar um pouco da diversidade que a capital britânica oferece, o mercado de Borough é parada obrigatória. Criado há mil anos, este mercado de frutas e verduras viveu tempos turbulentos, ainda que resilientes, ao longo dos dez séculos de história.
O nome Borough significa distrito, ou seja o mercado do distrito no sul londrino. Localizado no distrito de Southwark, hoje em dia é o maior mercado atacadista e varejista de Londres. Sua história no entanto, é recheada de percalços além de pioneirismo. Imagine a vida de séculos atrás, sem água potável, esgoto ou sistema de refrigeração. O mercado de Borough foi protagonista e precursor do desenvolvimento sanitário londrino. Localizado inicialmente sob a única ponte que ligava a City (distrito sede) ao sul – a London Bridge – o feirão juntava gente querendo vender, comprar e, é claro, roubar! Era na verdade uma mini cidade com prédios de madeira, cheio de gente e animais empoleirados, da qual nada restou nos dias hoje pois a ponte atual é uma construção de concreto sem graça, e na minha opinião uma das mais feias da capital britânica. O mercado fazia tanto sucesso que durante anos, os notáveis da Sede chegaram a proibir a população de atravessar o rio e gastar suas riquezas no pobre distrito. Na verdade, Southwark era considerado um município aparte e conhecido por bem acolher as “personas non grata” da City nos bordeis e centenas de pubs espalhados na região na época. Além dos boêmios a zona atraia talentos promissores do teatro, como o famoso dramaturgo Shakespeare durante o século XVI.
O sucesso dos dias atuais do mercado mais famoso de Londres se dá à qualidade e variedade de sabores que ali são oferecidas. Localizado debaixo dos trilhos de trem da ferrovia londrina, bem perto de sua origem, na ponte de Londres, o prédio atual data do século XVIII. Passear pelo mercado Borough é uma experiência que aguça todos os sentidos. Desde o final dos anos 90 o mercado vem se transformando num ícone gastronômico. São setenta barracas internas e inúmeras tendas vendendo frutas, verduras, bebida e comida que agradam a todos os gostos. Antes mesmo de chegarmos na barraca de queijos finos e pães artesanais somos guiados pelo aroma inconfundível das especiarias misturadas aos cheirinho de pão fresco. A vontade é de querer experimentar tudo! Do curry indiano ao hambúrguer gourmet, até as doçuras com receita francesa, são delícias que se transformam num convite ao prazer de comer bem, experimentando e deixando-se levar pelo paladar inusitado e desconhecido. Passear pelo Borough significa justamente isso, viajar mundo afora através de aromas e sabores. O mercado está aberto ao público de quarta à sábado.
LEIA MAIS: