As estações do ano aqui no norte da Europa são bem definidas e caracterizadas por paisagens de tirar o fôlego. Se durante o infindável inverno báltico nós sofremos com a falta de sol e o frio congelante, no verão de seis semanas vivemos momentos intensos de calor e dias claros até as 11 horas da noite. A primavera é efêmera e por vezes inexistente.
Durante o outono, no entanto, somos acolhidos por paisagens estonteantes nos tons alaranjados e avermelhados. Num piscar de olhos, nas primeiras semanas de setembro o calor se despede e parques se transformam num tapete dourado. Neste ano a estação das folhas secas foi incrivelmente breve, pois nesta semana os primeiros flocos de neve já dançavam no ar gelado de Riga.
Caminhar pelas florestas e parques dourados é um dos programas preferidos dos letões durante o outono. Eles aproveitam para colher as frutas da estação e cogumelos que se espalham pelos terrenos úmidos entre as folhas que caem sem parar nesta época. No último domingo, cinzento e gelado, nos juntamos as centenas de moradores locais para uma caminhada no Mezaparks. Situado no norte da capital da Letônia é o maior parque da cidade com cerca de 425 hectares. É na verdade uma densa floresta de pinheiros recortada por trilhas para caminhadas e ciclismo e circundada pelo lago Kisezers.
Sua história remonta ao século XVII, quando era um campo do exército do reinado e Riga era dominada pelo rei sueco Gustavo Adolfo. Durante os 200 anos do Império Russo a floresta era usada pelas elites para recreação até o início do século XX quando a alta sociedade de Riga estava farta da agitação e sujeira da cidade e os russos decidiram construir uma cidade-jardim fora do centro da capital, no meio da natureza. O parque Kaiser, como era então conhecido, tornou-se um bairro residencial de prestígio com inúmeras construções elegantes e de alto padrão para a época. Em torno do parque encontram-se mansões lindíssimas e até hoje o distrito atrai a classe alta da capital.
O Mezaparks além de local para lazer das famílias, conta ainda com um zoológico e abriga um anfiteatro gigantesco que não é apenas um palco para artistas de música contemporânea mas que desde sua construção em meados da década de 1950 também sedia a cada cinco anos o famoso Festival Nacional da Canção e Dança da Letônia e que no verão passado celebrou sua 150ª edição. O passado negro do holocausto em Riga também deixou sua marca pela floresta de pinheiros pois durante a Segunda Guerra mundial serviu como campo de concentração, onde judeus, comunistas e outros opositores do Estado nazista foram aniquilados.
Durante todo o ano o parque é palco de programações culturais além de sediar várias feiras. No último domingo o parque esteve lotado de visitantes que foram conferir a feirinha de empreendedores locais. Entre as dezenas de estandes vendendo desde guloseimas, artesanato de madeira, roupas de lã, acessórios até tapetes naturais para as saunas caseiras, encontramos uma brasileira paulista, Janaina Barreto, 36 anos, promovendo sua marca de acessórios RAJA. Janaina mora em Riga há quatro anos, juntamente com o marido Rafael, 39 anos, natural de Brasilia, empreendedor além de percussionista da banda NaLata. O casal se encantou pela Letônia em 2017 quando vieram para cá para o casamento do irmão de Janaina com uma letã.
Em 2019, se mudaram para Riga e desde então continuam o empreendimento brasileiro em solo europeu com grande sucesso, sendo a única marca brasileira de acessórios na Letônia. Janaina nos contou que a marca RAJA começou há oito anos, ainda no Brasil, como um hobby e acabou conquistando o mercado letão já que os clientes daqui adoram peças diferenciadas. Janaina e Rafael produzem acessórios femininos e masculinos usando uma variedade de pedras naturais do Brasil, como turmalina, ametista, cristal de quartzo entre tantas outras. Além da venda por catálogo online ela participa de feiras pelos países bálticos, Suécia e Finlândia durante todo ano. Na avenida principal, o estande de Janaina se destacava na feira no Mezaparks com a bandeira verde e amarela colorindo a bancada repleta de pingentes, braceletes, correntinhas, brincos e tantas outras peças. E assim nosso domingo em Riga teve também um pedacinho do Brasil.
Para conhecer os acessórios Raja – confira o perfil deles no Instagram – @Rajastylebsb