Páscoa na Letônia

Localizada no norte da Europa e banhada pelo mar Báltico, a Letônia é um país pequeno, menor que a maioria dos Estados brasileiros, mas sua história e tradições remontam a séculos passados, no tempo pagão. Os povos bálticos se converteram tardiamente ao cristianismo durante os séculos XIII e XIV mas mantêm até hoje suas tradições pagãs. A comemoração da Páscoa na Letônia é um dos tantos festejos no país que mistura costumes ancestrais com as comemorações religiosas. Essa é uma das razões pelas quais a Páscoa por aqui é uma celebração colorida e recheada de superstições.

Páscoa significa feriadão em quase todos países europeus, da sexta-feira a segunda-feira, considerada o segundo dia de Páscoa. E algumas das tradições são parecidas com aquelas seguidas no sul do Brasil. A grande diferença, no entanto, é que na Letônia a tradição dos ovos de chocolate é pouco difundida. Nada de ninhos recheados de guloseimas para a criançada. Por aqui as crianças seguem um costume pagão, decorando ovos cozidos usando métodos antigos e que no domingo da Páscoa viram brincadeira entre várias gerações. Aqui não existe procissão da sexta-feira santa. A antiga tradição de tingir ovos de galinha com casca de cebola e com enfeites de flores, folhas, mirtilos secos e fios de grama reúne toda família durante o período de Páscoa. Os enfeites são colocados envolta da casca do ovo e para cobrir são colocadas as cascas de cebola, e tudo é preso com uma faixa de gaze, bem amarrada, para que nada se solte e fervidos por 15 minutos. Um pouco de manteiga na casca do ovo depois de cozido garante um brilho sutil que destaca o desenho criado pelos enfeites e colorido das cascas de cebola; não há dois ovos iguais! Os ovos cozidos fazem parte do cardápio de Páscoa e devem ser comidos com sal, mas são também usados para brincadeiras. Uma delas é rolar o ovo cerro abaixo sem quebrar a casca. A Páscoa na Letônia é recheada de superstições. Entre elas: quem rouba um ovo cozido de Páscoa vai ficar nu como um ovo; quem come um ovo sem sal vai mentir durante todo o verão. Os letões acreditam que durante a Páscoa todos devem também trocar e dividir os ovos coloridos, caso contrário, as galinhas não colocarão mais ovos durante o ano.

Ovos de Páscoa cozidos na Letônia.

A Páscoa na Letônia é uma celebração da chegada da nova estação e do sol durante o equinócio da primavera, quando as horas da noite e do dia são iguais. O sol tem um papel importante na comemoração, pois os raios brilhando e o prolongamento dos dias significam o triunfo sobre a escuridão. Esta época coincide com o fim da neve e com os relógios sendo adiantados no próximo fim de semana, os europeus estão prontíssimos para acolher os dias mais longos de primavera e celebrar Lieldienas, Páscoa em letão. Lieldienas significa “grande dia”, ou “dias importantes” e deriva do folclore letão referindo-se ao equinócio da primavera. Com a ascensão do cristianismo a data foi incorporada ao domingo de Páscoa. Como este dia significava o início da nova safra muitas tradições de Páscoa na Letônia estão relacionadas às atividades do campo a fim de garantir saúde, colheita abundante e prosperidade. Este período é tempo de renovação nos lares letões, marcado por faxina completa na casa. É hora de limpar as janelas, bater os tapetes e renovar o interior dos lares para saudar o frescor primaveril.

De acordo com o folclore letão, a manhã de Páscoa deve começar antes de o sol nascer, acordando cedo para garantir o estado de alerta e uma mente sana durante o resto do ano. Caminhar no campo e se lavar num riacho correndo em direção ao sol neste período traria saúde e uma mente clara acreditavam os povos antigos. Uma das tradições bem difundidas nos tempos atuais são os balanços de Páscoa. Em Riga, foram instalados vários balanços de madeira para a família toda se divertir durante o feriadão. São na verdade gôndolas de tábua com lugar para várias pessoas. Para os letões, balancear-se durante o período de Páscoa está ligado à tradição pagã de levantar-se em direção ao sol, uma ação simbólica para estimular o poder de despertar e fertilidade na natureza e no ser humano. Reza a lenda que quanto mais alto o balanço for, menor a chance de ser picado por mosquitos no verão, e claro que todo mundo quer distância dos pernilongos e por isso os letões adoram andar de balanço durante a Páscoa. Desejo aos leitores uma feliz e abençoada Páscoa.

Balanços fazem parte das tradições de Páscoa (Foto: Museu Etnográfico da Letônia)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido