A longa espera pela nova estação acabou. Cá estamos no quinto mês do ano e finalmente vivendo os primeiros sinais da primavera em Riga. Enquanto os gaúchos no sul do Brasil estão curtindo as delícias do outono, aqui no velho continente somos acolhidos pelas paisagens preciosas da estação das flores. Marcado por estações bem definidas, principalmente nas regiões do leste e norte, o clima europeu determina nosso dia a dia.
Desde nossa primeira experiência no leste europeu em 2013 quando moramos em Minsk durante dois anos e meio, aprendemos a viver intensamente cada estação. Lembro que logo no início da nossa estada, em período de adaptação à nova cultura, conversei com uma senhora que vendia balas e salgadinhos num quiosque do tempo da União Soviética.
Além de ter nos contado sua história recheada de saudosismo dos tempos do regime soviético ela destacou a importância de curtir cada estação do ano. Acrescentando ainda que existe a vida plácida do inverno longo e rigoroso coberto de neve e a vida frenética das seis semanas intensas da primavera e verão. E ela estava no seu conselho! Desde então já vivemos inúmeros invernos gelados e verões iluminados tanto na Bielorrússia quanto na Lituânia e atualmente curtimos nossa primeira primavera na Letônia. Nunca esquecerei da mensagem da humilde senhora pois aprendi que cada estação carrega uma energia inerente às condições climáticas e além da transformação da natureza elas denotam mudanças tocantes no comportamento das pessoas.
Desde o início do mês de maio, aqui na Letônia a natureza vem se transformando, os dias longos e ensolarados destacam os canteiros floridos e aceleração no retorno das copas verdejantes. Em cada canto do país percebe-se a renovação no horizonte. Se durante a estação do frio anoitecia pelas três da tarde agora o sol se põe bem perto das dez da noite (no solstício de junho são menos de quatro horas de breu), prolongando nossos dias reluzentes. Num piscar de olhos, os termômetros saltam do negativo para 20oC trazendo aquele calorzinho tão idolatrado durante as jornadas pardas invernais. As pessoas parecem mais felizes, curtem o ar livre durante horas e aproveitam cada minuto de luz pelos barzinhos e restaurantes que nesta época do ano podem solicitar licença para construir nas calçadas para colocação de mesinhas e cadeiras. E assim a capital letã ganha vida pelas ruas e parques enquanto as bicicletas e patinetes retornam em massa pelas avenidas, pavimentos e ciclovias. Por vezes os pedestres são minoria na calçada! E para completar a euforia, a cidade está repleta de turistas de todo mundo, amantes do hóquei no gelo pois desde o último fim de semana Riga é a sede do campeonato mundial de hóquei no gelo com equipes de todo mundo.
A primavera por aqui é efêmera pois daqui a algumas semanas chega o verão abrindo um novo capítulo no cotidiano dos letões. Os parques de Riga estão bem coloridos nesta época com inúmeros canteiros de tulipas e florzinhas amor-perfeito. No último fim de semana a temperatura chegou a 23o e a maioria dos moradores de Riga correu para os parques para fazer piquenique e aproveitar o calor da primavera. Pois durante maio e nos próximos dois meses os letões aproveitam cada minuto de tempo bom para saborear a nova estação sob céu azul. Eles se despem da cara sombria do inverno para abraçar a euforia das noites claras de maio e junho. É tempo de renovação, do guarda-roupa ao comportamento.
Para quem vive nos trópicos a primavera e verão daqui podem até parecer meia estação, mas comparado a outras regiões da Europa, na Letônia faz calor. Nesta semana dias ensolarados com temperatura média de 20 graus saudaram a nova estação. Para a maioria dos brasileiros isso não significa verão mas para quem passa quase seis meses sem ver um raio de sol como nós, padecendo diariamente aquele céu cinzento costumário, temperatura acima de 20 graus é motivo de festa por aqui. É motivo para ficar na rua até tarde, confraternizando com amigos e familiares! A partir de agora Riga se reveste de alegria. A capital austera, de caráter gelado do início do ano, se transforma numa dama estupenda, cheia de luz, pátios e terraços floridos para acolher a nova estação. O ar adocicado da primavera deixa Riga majestosa, transpirando elegância pelos casarios e magníficos palacetes do centro histórico e distrito de arte noveau. Um brinde à primavera em Riga!