Cerejeiras colorem o distrito financeiro de Vilnius. (Fotos: Solange Silberschlag)
Cerejeiras colorem o distrito financeiro de Vilnius. (Fotos: Solange Silberschlag)

Enquanto no hemisfério sul nesta época do ano inicia o outono, por aqui vivemos a chegada da primavera. Na Lituânia, e maioria dos países nórdicos a estação das flores é além de tardia, curta e com menos canteiros floridos comparado a outros países europeus. Se na Inglaterra o esplendor primaveril pincela o horizonte de um colorido vivaz já no início de março, o renascimento da natureza por aqui chega no final de abril e maio. E somente em junho que sentimos aquele calorzinho que nos permite tirar os casacos.

Ainda que a temperatura continue negativa à noite, com flocos de neve caindo durante o dia, para os lituanos, o dia primeiro de março marca o início da primavera. A mudança maior na nova estação são os dias mais longos e ensolarados – embora gelados – com o início do horário de verão no final de março. Os norte-europeus apreciam os dias iluminados pelo céu azul, inexistentes durante quase seis meses de inverno. Primavera em Vilnius significa guardar os acessórios de pele para caminhar pelos parques ainda sem verde ou para fazer um piquenique sob a sombra das sakuras floridas, planejando passeios e programas para o verão que bate à porta. A estação das flores de cerejeiras simboliza a natureza fugaz da vida, primavera efêmera sem deixar de ser um tempo de renovação. Os lituanos aproveitam a estação para admirar as mudanças sutis que cada florzinha retrata.

A partir do final de abril a capital lituana se transforma numa praça de alimentação a céu aberto onde a população local e turistas podem tomar um cafezinho ou uma cervejinha bem gostosa, sem sentir o tempo passar. Os pátios internos dos prédios medievais viram palco de shows e espetáculos. A chegada da primavera traz consigo o ar de esperança e certeza de que a geleira dos meses infindáveis de dezembro, janeiro e fevereiro, tem dias contados. É uma sensação inexplicável para aqueles que vivem nos trópicos, onde o sol aparece todos os dias. A falta de luz durante o inverno nos faz vibrar com bem pouco na primavera. A imensidão do céu azul é o convite perfeito para sair e curtir a vida lá fora. E os lituanos aceitam tal convite com grande fervor!

Primavera traz esperança aos lituanos.

Venâncio-airenses pelos países bálticos

Com o coração explodindo de alegria recebi nesta semana a visita de quatro amigas do coração da minha terrinha e que ficarão por aqui nas próximas duas semanas. Nádia Kurz, Elise Etges, Geane Caetano e Ieda Eichner atravessaram o oceano numa viagem de quase 30 horas para juntas passearmos e descobrirmos as belezas dos países bálticos. Iremos repetir a viagem histórica que fizemos aos 18 anos, do nosso bloco de carnaval TTS (Tamo tudo solteira) quando nos aventuramos durante 25 dias no Rio de Janeiro. Naquela época que não existia internet, celular nem câmeras digitais angariamos fundos organizando boates e rifas para viver o sonho de juventude na orla de Copacabana. Mais de três décadas se passaram mas nossa amizade perdura embora distância. Iremos reviver um pouco dos nossos tempos dourados, com muitos contos e risadas e claro, irei retratar tudinho aqui na coluna.

As gurias de Venâncio em Vilnius.

LEIA MAIS: