Todos os anos o mês de agosto em Riga é marcado por uma programação cultural intensa pois além de celebrar o verão, a capital da Letônia comemora seu aniversário de fundação.
No último dia 19, Riga completou 822 anos de fundação com muita festa. As ruas do centro histórico se transformaram numa praça de alimentação gigante com mesinhas espalhadas em cada canto e foodtrucks oferecendo comida rápida além das dezenas de restaurantes com cardápio especial e típico para comemorar a data especial. O tempo bom de céu azul e temperatura típica do verão letão oscilando entre 24 e 28 graus garantiu a festa dos milhares de visitantes. Durante todo o fim de semana os letões invadiram a capital para comemorar os mais de oito séculos desta cidade encantadora. Os festejos foram marcados por fogos de artifício, inúmeros concertos, jogos de basquete, espetáculo de circo e magia, e claro muita comilança e bebedeira!
Riga é uma capital pequena, com pouco mais de 600 mil habitantes e pode ser visitada facilmente a pé. Sua história remonta ao século XII quando servia de parada para ancorar as embarcações que cruzavam do leste ao sul, e desde os tempos dos vikings era um ponto vital de cruzamento mercantil. Devido a sua localização estratégica próxima do mar, junto à foz do rio Daugava, Riga sempre foi um polo econômico e portuário muito importante da Europa do Norte. Durante o século XIII fazia parte da Liga Hanseática, vasta associação de mercadores que visavam assegurar o monopólio do comércio do Mar Báltico e comandada pelos alemães. Riga carrega em suas artérias uma história incrível, mesclando estilos arquitetônicos de forma singular.
Culturalmente, a capital letã é riquíssima esboçando resquícios de costumes germânicos, suecos e muita influência russa. Sua história de ocupação é bem similar aos países vizinhos, Estônia e Lituânia. Durante mais de um século fez parte do Império Russo e durante cinco décadas, da União Soviética. O domínio russo dos últimos séculos pode ser facilmente identificado na população da Letônia, e principalmente em Riga, onde a língua russa predomina em vários segmentos da sociedade.
A capital da Letônia é a pérola dos países bálticos, um esplendor de arquitetura medieval e Art Nouveau formando um museu a céu aberto de pura grandiosidade. Riga esbanja charme pelo centro histórico tombado pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. Embora seja a maior capital báltica, sua arquitetura encantadora transforma o centro histórico num pequeno vilarejo recortado por ruelas estreitas emolduradas por magníficas construções, castelos, torres e igrejas. É uma cidade para ser descoberta com calma, se perdendo e se achando novamente no labirinto de palacetes coloridos. Parabéns, Riga, pelos 822 anos de fundação!