Riga se transforma em palco de cinema

-

A capital da Letônia é majestosa, com um centro histórico recheado de palacetes antigos e tombado pela Unesco como patrimônio da humanidade. Historicamente Riga sempre se destacou pela sua localização privilegiada, na foz do rio Daugava num cruzamento entre o leste e oeste no mapa europeu atraindo grandes investimentos, especialmente quando era um dos grandes centros da Liga Hanseática. Sua arquitetura majestosa denota a riqueza de outros tempos, quando era um pólo mercantil. Passear em Riga significa voltar no tempo, respirando história.
Nas últimas semanas, a viagem no tempo está sendo mais viva do que nunca, pois a capital letã retornou, literalmente, ao século XIX. Pois a equipe de produção da minissérie Sissi, esteve de volta a Riga depois do sucesso da primeira e segunda séries filmadas na capital há alguns anos, para gravar várias cenas da última temporada. Inúmeras ruas e quarteirões se transformaram num cenário de filme incrível e por alguns dias, com ajuda da cortina de fumaça artificial, Riga retratou a penumbra de Viena, durante os anos de 1800.
A série conta a história da extraordinária vida da imperatriz austríaca Elizabeth (Sissi) — uma jovem e despreocupada princesa, que se apaixona por um dos homens mais poderosos do mundo. Desde o início da gravação do seriado, em 2021, a Letônia e Lituânia foram os países escolhidos para retratar vilarejos austríacos e Vienna. O seriado vem sendo filmado no centro de Riga e arredores, assim como no Palácio de Rundale a uma hora da capital letã. Durante o verão o jardim do Palácio foi usado para as cenas ao ar livre representando os canteiros do principal palácio da dinastia Habsburgo, também conhecido como Hofburg.


Sissi trata-se de uma produção alemã da companhia Story House Pictures para rede de televisão alemã stream TVNow, com enredo bem conhecido e que já fez sucesso na tela em outros filmes e seriados. Se hoje em dia a família real britânica é a referência da nobreza mundial, durante o império austro-húngaro a família Habsburg representava o poder monárquico da época, enquanto o futuro imperador Franz Joseph era um dos príncipes mais cobiçados da corte.
Desde o início, o relacionamento de Sissi e Franz perturbou a hierarquia da corte vienense. A irmã de Sissi, Helena, fora escolhida pessoalmente pela futura sogra para se casar com o futuro imperador da Áustria. No entanto, o príncipe se apaixou à primeira vista pela jovem Sissi, de 16 anos, e eles se casaram com a permissão da mãe, Sophie. Foi uma vida difícil, todavia, controlada pela sogra a jovem duquesa, casada há apenas oito meses, liderava o mais poderoso império europeu da época. Ela não estava preparada para o desafio e é justamente esta emancipação que a minissérie retrata. Sissi é interpretada pela atriz suiço-americana, Dominique Devenport. Mais de 150 figurantes letões participaram das gravações da última temporada. A vasta produção televisiva da rede alemã stream TVNow trouxe investimentos enormes para a Lituânia e Letônia através de uma equipe de cinema internacional, além de criar centenas de empregos no setor.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido