Localizada no norte da Europa e banhada pelo mar Báltico, a Lituânia é um país pequeno, menor que a maioria dos Estados brasileiros, mas sua história e tradições remontam a séculos passados. O povo lituano foi o último na Europa a se converter ao cristianismo no século XIV e mantém até hoje suas tradições pagãs. A comemoração da Páscoa é um dos festejos que mistura costumes pagãos com as comemorações religiosas, principalmente da igreja católica. Essa é uma das razões pelas quais a Páscoa na Lituânia é uma celebração colorida e brilhante que mescla superstição e religião com artesanato e gastronomia.
A Páscoa é marcada por um feriadão em quase todos países europeus, da sexta-feira a segunda-feira, considerada o segundo dia de Páscoa. E algumas das tradições são parecidas com aquelas seguidas no sul do Brasil. A grande diferença, no entanto, é que na Lituânia a tradição dos ovos de chocolate não é tão difundida. Nada de ninhos recheados de guloseimas para a criançada. Por aqui as crianças seguem um costume pagão, decorando ovos cozidos e que no domingo da Páscoa viram brincandeira entre os jovens e os avós. Aqui não existe procissão mas a missa de Páscoa lota as igrejas. Neste domingo, entretanto, devido às restrições da pandemia, as missas e cultos serão virtuais.
O pequeno Gytis brinca com o avõ Michail para ver quem tem o ovo mais forte
Para a maioria dos lituanos, a preparação da Páscoa envolve uma faxina completa da casa. É hora de limpar as janelas, bater os tapetes e renovar o interior dos lares para saudar novos tempos. Esta época coincide com o fim do inverno gelado e com os relógios adiantados desde semana passada, os europeus estão mais do que prontos para acolher os dias mais longos de primavera e celebrar Velykos, Páscoa em lituano. Velykos significa “grande dia”, ou “dia importante”, e tem origem eslava embora o lituano seja uma língua báltica. Sexta-feira é dia de silêncio e reflexão, a maioria das famílias não come carne e peixe defumado com saladas se torna o prato principal. As casas são decoradas com tradicionais arranjos de flores secas – verba, em lituano – uma tradição pagã que traz saúde e prosperidade aos lares. Domingo de Páscoa é comemorado com a família com café da manhã tardio, pelo meio dia, e recheado de ovos cozidos e decorados. No final da tarde a ceia de Páscoa é farta, com sopas, pratos de carne, e pão especial para a data.
Pontilhado é feito com cera quente antes da fervura
A decoração dos ovos é a tradição principal deste período, envolvendo toda a família. Na Lituânia não se pinta casquinhas! Por aqui os ovos são decorados para mais tarde serem ingeridos. A decoração segue técnicas antigas, do tempo pagão. Para tingir os ovos são usadas cascas de cebola, beterraba, legumes ou folhas, cobrindo-os em várias camadas e depois fervidos por 10 minutos. Entre as técnicas mais usadas encontram-se o ovo riscado e a pintura de cera quente. O ovo é tingido de uma única cor e o design é então arranhado com um pino. A decoração de cera (de vela derretida geralmente) é aplicada com pequenos pontilhados antes de os ovos serem tingidos e fervidos criando dessa forma pequenas lágrimas o que diferencia os ovos de Páscoa lituanos do resto da Europa. Hoje em dia muitas famílias fervem os ovos em vinho tinto. São designs bem simples e coloridos reproduzindo técnicas de outros séculos.
Verba, arranjo floral faz parte das comemorações de Páscoa na Lituânia
Durante os tempos pagãos os ovos decorados eram associados à sorte e magia. Cada cor tinha um significado, por exemplo vermelho para beleza e branco, para pureza. Desta forma os ancestrais acreditavam que os ovos estavam imbuídos de certos poderes, por isso eram usados como proteção, ou para garantir a fertilidade e uma boa colheita. E assim, até hoje, não é o coelhinho mas a Vovó da Páscoa que traz ovos cozidos e coloridos para a criançada no domingo de Páscoa. Uma das brincadeiras para comemorar a data envolve as crianças com a geração mais velha, numa competição para escolher o ovo mais forte. Em duelos eles batem um ovo no outro e no final o ovo menos danificado vence. Na segunda-feira de Páscoa os lituanos confraternizam com amigos, presenteando-os com ovos coloridos decorados em casa. As crianças fazem trocas de ovos além de brincar para ver quem tem o ovo mais forte! Desejo a todos uma feliz e abençoada Páscoa.