Durante os longos meses de inverno, de novembro a março, marcado por dias pardos e neve abundante no norte da Europa, o bom tempo parecia um sonho irrealizável pelas três nações banhadas pelo mar Báltico. Entretanto, cá estamos, apreciando temperaturas consideradas altas para o velho continente. Desde a semana passada Riga, capital da Letônia, vem desfrutando de clima tropical com sensação térmica à beira dos 30 graus. Tradicionalmente o mês de junho é o mais esperado pelos lituanos, letões e estonianos pois marca o início do verão, no dia primeiro do mês, embora no calendário oficial seja no dia 21 de junho.
A nova estação traz euforia ao povo báltico. Depois de meio ano encasacados pelas ruas geladas finalmente podemos sentir a brisa de verão na pele cainhando livre, leve e solta. Com o verão proporcionando dias longos e reluzentes nas três capitais não nos surpreende a intensa programação cultural aqui em Riga. Nesta época as grandes cidades contam um calendário de eventos ao ar livre marcante, da música ao teatro, e tantas festividades destacando o folclore local. Festivais de música animam cada canto de Riga, atraindo muitos visitantes. Pelos parques da cidade jovens e famílias se deliciam com o som do verão. Pois durante junho e nos próximos dois meses lituanos, letões e estonianos aproveitam cada minuto de tempo bom para saborear o calor sob céu azul. Eles se despem da cara sombria do inverno para abraçar a euforia das noites brancas de junho quando escurece pelas onze horas da noite e pelas três já está amanhecendo.
Para quem vive nos trópicos o verão daqui pode até parecer meia estação, mas comparado a outras regiões da Europa, nos países bálticos faz calor sim! Neste ano a espera pelo verão foi ainda mais longa, pois no início de maio a neve insistia em cair na região banhada pelo mar Báltico. Nesta semana, no entanto, dias ensolarados com temperatura média de 25 graus saudaram a nova estação. Para a maioria dos brasileiros isso não significa verão mas para quem passa quase seis meses sem ver um raio de sol como nós, padecendo diariamente aquele céu cinzento costumeiro, temperatura acima de 20 graus é motivo de muita festa por aqui. É motivo para ficar na rua até tarde, confraternizando com amigos e familiares. É motivo para curtir a paisagem do campo na casinha de veraneio (datcha), à beira do lago.
Durante os meses de junho, julho e agosto Riga se reveste de alegria. A capital carrancuda, de caráter gelado do início do ano, se transforma numa dama majestosa, cheia de luz, abrindo guetos, pátios, e terraços floridos para acolher a descontração do verão. O ar adocicado de verão deixa Riga irresistível e sua história medieval incontestável ecoa pelas ruelas do centro histórico. As três capitais bálticas, Vilnius, Riga e Tallinn, são pequenas e podem ser visitadas facilmente em roteiros à pé. São cidades despretensiosas, charmosas em seu jeito de ser, sem ostentar padrões que não lhe pertencem. Em Riga, além de curtir o verão pelas ruas lotadas de gente brindando o bom tempo no centro histórico, podemos desfrutar os dias longos e ensolarados na areia branquinha à beira-mar na costa de Jurmala, sentindo na pele a luz do verão. Um brinde à nova estação!