Verão europeu na costa da Letônia

Engana-se quem acredita que no norte da Europa só tem gelo e frio arrepiante. É verdade que o inverno por aqui é longo, marcado pela neve constante e temperaturas abaixo de zero. A estação do calor, entretanto, traz consigo uma nova vida aos norte-europeus. Durante os meses de junho, julho e agosto os países bálticos desfrutam de um verão agradável, com dias longos e ensolarados e temperatura média de 25 graus. E na Letônia, todo mundo vai pra praia!

Banhada pelo mar Báltico, a Letônia conta com uma costa litorânea de mais de 500km, sendo metade desta no golfo de Riga, capital do país. Nesta pequena república de pouco menos de dois milhões de habitantes encontra-se um dos destinos praianos preferidos dos norte-europeus e russos. Na pequena cidade de Jurmala, a 25km de Riga, uma longa reta de areia branquinha ao longo do mar Báltico forma uma praia de perder vista.

Localizada no golfo de Riga, Jurmala há muito tempo se transformou num destino turístico costeiro. É o maior resort do Báltico, com uma das costas mais extensas do Norte da Europa. Desde os tempos do domínio teutônico e no século XVIII a praia já atraia visitantes que vinham de cavalo e carruagem para se refrescar nas águas cristalinas do Báltico.

Passeio para praia de trem.

Durante o século XIX Jūrmala era nada mais que uma série de vilarejos de pescadores. Em 1877, tudo mudou na região com a chegada da linha ferroviária entre Riga e Tukums no noroeste da Letônia. Cada vilarejo tinha sua própria estação e durante o verão os turistas de Riga desembarcavam em massa para curtir os longos dias de verão com sol até quase meia-noite. Durante as últimas semanas usamos a mesma linha de trem para nos deslocarmos, diariamente, até Jurmala. Para quem está acostumado aos trópicos ou às praias do Mediterrâneo, a costa letã não oferece o mesmo apelo turístico. Pois por aqui o relevo é plano, sem enseadas ou arquipélagos. A água do mar é limpa, calma, com coloração âmbar, praticamente sem ondas, apresenta baixa salinidade e considerada fria para os padrões brasileiros. Durante as últimas semanas curtimos temperaturas que beiravam os 30 graus na praia de Jurmala e se refrescar nas águas plácidas do Báltico foi o programa perfeito de verão na Letônia. Pela longa costa encontram-se várias quadras de vôlei e futebol e durante o verão acontecem inúmeros torneios nacionais. O beach-volley tem muitos adeptos por aqui. Tivemos, inclusive, a oportunidade de assistir a alguns treinos das duplas da seleção da Letônia na praia de Jurmala.

Além da costa arenosa, Jurmala é conhecida pela sua encantadora arquitetura de madeira. A maioria das construções remontam ao século XIX e início dos anos de 1900, projetadas por arquitetos alemães e letões além de russos e finlandeses. O estilo clássico e art noveau prevalecem pelas ruas estreitas recortando a floresta de pinheiros. A cidade tem cerca de 50 mil habitantes e quase 40% da população tem descendência russa. A língua russa predomina nos bares, restaurantes e lojas, além dos templos ortodoxos. Durante o período da União Soviética Jurmala cresceu de maneira exponencial devido à imigração russa e mantém até hoje um pouco da cultura russa.

Templo ortodoxo em Jurmala.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido