Viagem com a família pelos países bálticos

As últimas semanas foram intensas e recheadas de emoção por aqui, com a visita da minha irmã Sandra Silberschlag e meus sobrinhos Theodoro, Maria Laura e Maria Rita. Receber visitas é sempre um privilégio para mim e quando se trata da família se transforma numa dádiva pois encurtamos as distâncias e retornamos rapidamente aos velhos tempos ai na terrinha. Durante algumas semanas vivemos um ano inteiro pois quando se mora longe os encontros esporádicos são momentos intensos, de carinho e interação triplicada. A convivência dos primos, que passam meses distantes um do outro, preenche a alma das duas mães, e manas, há três décadas separadas pelo oceano Atlântico. São momentos de descobertas de novas paisagens, mas principalmente de renovação do amor da família.

Durante três semanas passeamos pela região do mar Báltico curtindo o verão europeu. Nossa viagem foi de carro, saindo de Riga, onde moramos atualmente, até a Finlândia, no norte da Europa. Percorremos quase dois mil quilômetros, incluindo a travessia de navio entre Tallinn e Helsinque. Passeamos pela Lituânia, Letônia, Estônia e Finlândia numa viagem inesquecível que por vezes nos fez tornar ao tempo de infância, observando a convivência entre os primos, como fazíamos antigamente, nos domingos sagrados tomando café da tarde na casa dos nossos avós em Linha Sapé. Em 2023, no entanto, a convivência entre nossas familias acontece em terras europeias, batendo papo, dando risadas e degustando as iguarias típicas da região báltica.

Primos na capital da Estônia.

Visitamos as três repúblicas banhadas pelo mar Báltico sem pressa, iniciando primeiramente com Vilnius. A viagem à capital lituana foi para nós um retorno à casa pois foi nossa morada durante quatro anos, antes do transferimento para Riga. Em Vilnius, exploramos a pé o centro histórico, perambulando pelas ruelas antigas emolduradas por casarios coloridos. No topo da torre de Gediminas contemplamos uma vista espetacular desta capital medieval e que mora no nosso coração. Um passeio pelo parque ao longo do rio Neris culminou com a visita a Uzupio, o bairro irreverente de Vilnius. No retorno à Riga passamos a tarde visitando o castelo de Trakai, construção histórica que remonta ao século XIV e edificada no meio do lago Galve.

Na capital da Letônia, aproveitamos os longos dias de verão para caminhar, andar de bicicleta e patinete, explorando cada cantinho desta cidade encantadora. Riga possui uma história riquíssima, uma mistura de cultura pagã, germânica e russa. No centro histórico contemplamos os ícones da capital, como o palacete das Cabeças Negras, Portão Sueco, praça do Duomo, igreja de São Pedro, conjunto arquitetônico Três Irmãos em estilos diferentes e que apresentam as três construções mais antigas de Riga e tantos outros lugares lindos. No mercado público de Riga conhecemos os sabores da Letônia, entre peixe fresco e defumado, frutas e verduras até as conservas tradicionais. Ao passear pelo distrito onde moramos experimentamos a tradicional cerveja escura letã além de nos deslumbrarmos com a arquitetura art nouveau, abundante em Riga, com mais de 800 construções. Para entendermos um pouco mais sobre a história sombria da ocupação russa e nazista na capital da Letônia, visitamos o museu da KGB e conhecemos de perto a realidade macabra de outrora na antiga prisão, mantida tal e qual como nos tempos soviéticos.

As manas em Tallinn.

O menor dos três países bálticos, tanto em tamanho quanto em população, foi um dos mais marcantes. Lá na ponta do mapa europeu fazendo fronteira com a Letônia e Rússia e banhada pelo golfo da Finlânia se encontra a Estônia. A capital Tallinn além de ser a mais antiga no norte europeu, é um paraíso medieval muito bem conservado. O nome Tallinn se refere ao castelo de Toompea e deriva de Taani-Linn que significa fortaleza/cidade dinamarquesa em estoniano. Tallinn é simplesmente apaixonante, um conto de fadas que nos faz suspirar em cada esquina. Na praça central Raekoja Plats, o coração pulsante da capital estoniana, reina imponente a prefeitura da cidade, uma construção gótica magnífica e intrigante. Entre as fachadas coloridas abraçando a praça retangular encontra-se a farmácia Raeapteek, em funcionamento desde 1422, a mais antiga da Europa. Daqui vamos nos perdendo pelas ruazinhas, reverenciando o baú de torres medievais e igrejas luteranas, até chegarmos na passagem de Santa Catarina que corta o monastério de mesmo nome. É impossível não se encantar neste túnel de pedras medievais, voltando ao passado, voltando no tempo que até pouco atrás conhecíamos somente em filmes e livros. De Tallinn, seguimos de navio para Helsinque, capital da Finlândia. Mas isso fica para a próxima semana!

Palacete das Cabeças Negras em Riga.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

[td_block_13 custom_title="Destaques" limit="3"]
Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido