Na última semana retornamos à capital lituana para saborear as belezas desta cidade contagiante que fisgou nosso coração no verão de 2013. Desde a primeira vez que conhecemos Vilnius há mais de uma década, quando atravessamos a Europa central saindo da Inglaterra até chegar em Minsk, ficamos maravilhados com a simpatia dos população local. Na época não imaginávamos que Vilnius se tornaria nossa morada durante quatro anos, de 2018 a 2022. Neste período como residentes da capital lituana nossa paixão por Vilnius se consolidou, desvendamos cada cantinho da cidade, aprendemos sobre a história dos países bálticos, experimentamos a culinária lituana e criamos laços fortes de amizade.
Voltar a Vilnius significa encher o coração de felicidade. Desde dezembro passado viajar de Riga à Vilnius se tornou ainda mais cômodo com um trem diário nas duas direções, numa viagem de quatro horas. E assim, curtindo a paisagem retilínea coberta de campos e plantações entre a Letônia e Lituânia, viajamos confortavelmente num dos trens modernos da companhia ferroviária lituana de Riga rumo à Vilnius. Passear de trem apresenta várias vantagens – são viagens pontuais com tranquilidade na hora do embarque e desembarque, com a estação geralmente localizada no centro da cidade. Depois de uma caminhada rápida de menos de 10 minutos da estação de Vilnius já estávamos no coração medieval da capital da Lituânia.
Vilnius é uma joia preciosa que brilha a cada esquina. Pelo centro histórico passeamos devagar, relembrando cada detalhe deste paraíso medieval tombado pela Unesco como patrimônio universal. Tudos nos encanta, das praças e monumentos às dezenas de igrejas! Caminhar pelas ruazinhas antigas sempre foi um dos nossos passatempos prediletos e para quem visita Vilnius pela primeira vez é impossível não se maravilhar com o charme dos casarios antigos, janelas decoradas, pátios floridos e detalhes nas fachadas construídas há séculos. Vilnius é um colírio para os olhos, esbanjando beleza seja na arquitetura ou comunidade local. Os lituanos apresentam genética típica dos norte-europeus e pelos quarteirões da capital grupos joviais de loiros altos e magros com olhos claros desfilam pelas ruelas preenchendo as calçadas recheadas de mesinhas, confraternizando nos barzinhos espalhados em cada canto do centro histórico. O campus da Universidade de Vilnius, uma das mais antigas da Europa, garante ruas lotadas de estudantes internacionais que vêm estudar na Lituânia através do programa Erasmus, intercâmbio universitário europeu. A população jovem na Lituânia fala inglês fluente – como segunda língua – e na capital, estrangeiros e visitantes são acolhidos no idioma inglês.
Com cerca de meio milhão de habitantes, Vilnius é uma capital compacta embora exuberante em seu jeito de ser. É um lugar seguro para se viver e visitar, uma capital que respira história e continua a escrever seu futuro. Vilnius oferece muitas oportunidades de trabalho, principalmente na área de tecnologia, serviços financeiros e start-ups, atraindo jovens talentos de todo mundo. Seja para estudar, trabalhar ou turistar, vale à pena visitar Vilnius!
Muito bem, Solange! Boas descricoes, fotos bem tiradas! J. Saidl (brasileiro residente na Lituania desde 2005)
Obrigada! Eu adoro Vílnius e fico lisonjeada que tenhas gostado do meu relato e imagens. (Moramos na capital lituana durante 4 anos e sempre que da retornamos p matar a saudade)