A avicultura brasileira cresceu e se desenvolveu nos últimos anos. Da mesma forma, cresceram também as desconfianças. A presença de hormônio em aves é um mito utilizado para justificar o crescimento e o menor tempo de abate dos frangos comerciais. Ledo engano: as evoluções nas áreas de genética e nutrição (com base em dietas balanceadas e eficientes), além do manejo nutricional e sanitário, resultam em um frango que requer, para um mesmo peso, aproximadamente 1/3 do tempo e 1/3 do total de alimento de um frango desenvolvido na década de 1950, o que evidencia os avanços obtidos no setor.

Antigamente, as galinhas eram criadas nos quintais de casa, com restos de comida caseira e grãos. A partir do século XX, cresceu o interesse pela galinha como animal de produção. A atual fase em que se encontra a avicultura é o resultado de muitos anos de trabalho. O melhoramnto genético de aves para a obtenção de variedades e linhagens de grande produtividade somado ao conhecimento científico que paralelamente se acumulou em outras áreas, não só deu sustentação a todo trabalho desenvolvido, mas também propiciou novas possibilidades de crescimento e expansão.

A avicultura brasileira é exemplo de cadeia produtiva de sucesso, sendo o Brasil o país com as maiores produções e exportações de carne de frango do mundo. Da mesma forma que outras cadeias produtivas, há uma tendência na especialização dos produtores. Enquanto que antigamente um avicultor realizava todas as operações, desde a incubação e produção de pintos até a produção de carne e ovos, atualmente, a maioria dos avicultores está especializada em apenas uma dessas tarefas.

Além de ser uma fonte geradora de renda, a avicultura contribui para a fixação das pessoas no campo. É uma atividade mais compatível com propriedades familiares de pequeno e médio portes que permite giro rápido de capital. Os desafios são constantes. No entanto, eles são pequenos perto do tamanho das oportunidades que o setor tem a oferecer. Muito obrigado a todos os produtores rurais, técnicos e demais colaboradores que de certa forma estão ligados, direta ou indiretamente, ao setor. O sucesso da nossa avicultura é fruto da soma dos esforços de cada um de vocês!