Atualmente, há uma reivindicação dos jovens por visibilidade, causada por uma mudança de valores e de comportamento nas últimas décadas. Influência direta da internet, das redes sociais e dos meios de comunicação. Uma mudança da noção de tempo que valoriza o presente e o futuro próximo. O que significava sucesso no passado, para muitos, hoje tem um outro significado.
No meio rural, o desinteresse dos jovens pela agricultura é histórico, motivado pela desaprovação do modo de vida dos pais, pelo trabalho constante. Como aspectos negativos estão a ausência de férias, de finais de semana livres e de um horário regular de trabalho. Tais aspectos estão centrados nas carências da vida local, a falta de alternativas profissionais que garantam oportunidades de emprego e renda e a penosidade do trabalho.
Como consequência, cidades cada vez mais populosas, muitas vezes, com dificuldade de absorver tamanha mão-de-obra. Desemprego, criminalidade em alta, falta de planejamento estratégico. Enfim, muitos são os problemas. A modernização da agricultura também reduziu o número de empregos no campo. No entanto, ela também faz parte de uma revolução observada nos últimos anos. Hoje, trabalhar no campo paga mais que muitos empregos na cidade.
Apesar de todas as dificuldades, muitos jovens vêm manifestando o seu interesse em permanecer no meio rural. Estes jovens valorizam a vida no campo, principalmente, no que diz respeito às raízes pessoais, aos laços familiares e de amizade, à aproximação da natureza e à qualidade de vida. Independentemente do desejo de permanecer ou não na zona rural, os jovens buscam vencer o isolamento e integrar o meio rural ao restante da sociedade.
Para manter os jovens no campo, precisamos de políticas públicas que venham ao encontro das suas necessidades. O desejo dos jovens é estar inserido na sociedade e dela participarem, saindo do isolamento que caracteriza a vida difícil dos pequenos proprietários rurais. Para isso, reivindicam educação, autonomia financeira, modernização e participação social como base de realização pessoal.
Neste sentido, a internet veio para revolucionar a vida de todos, para o bem e para o mal. Para comunicar, para democratizar, mas também para isolar. Hoje, campo e cidade, apesar de serem complementares, nunca foram tão diferentes, com vários reflexos no modo de pensar e agir das pessoas, refletidas no seu posicionamento político. Um contraste de valores e de comportamento.
De modo geral, os avanços tecnológicos somados à especialização dos sistemas de produção alteraram significativamente nossa matriz produtiva. É necessário estimular os jovens rurais a permanecerem, produzirem e promoverem seu sustento de forma digna através de políticas públicas adequadas e da valorização da produção agrícola.