Os tempos mudaram, a agricultura praticada nos dias de hoje já não é a mesma daquela praticada há 20-30 anos. A combinação de tecnologia, conhecimento e capacidade de inovação foi essencial para o desenvolvimento da agricultura brasileira. Nesse contexto, a agricultura familiar precisará se reinventar. Na minha percepção, os agricultores familiares precisarão inovar e agregar valor aos seus produtos. Produzir por produzir não será suficiente. Agregar valor à produção será fundamental. A agricultura familiar precisará ofertar ao mercado o que as grandes propriedades muitas vezes não conseguem: qualidade e produtos diferenciados. Nesse sentido, é necessário proporcionar alternativas tecnológicas e inovadoras para os agricultores familiares gerarem renda e melhorarem as suas condições de trabalho.
Nesse contexto de constantes transformações, precisamos nos atualizar constantemente. Estar aberto ao novo, ao diferente. Aprendemos muito com os outros, com as trocas de experiências. Isso vale para todas as áreas do conhecimento, inclusive para a agricultura. Nada melhor que participar de feiras, exposições e congressos. Seja para nos atualizarmos ou para aprendermos coisas novas. A maior feira do Brasil voltada à agricultura familiar, a Expoagro Afubra, será realizada esta semana em Rincão del Rey, Rio Pardo. Com uma programação técnica que atende às necessidades dos produtores rurais e às novidades do setor agropecuário, o evento também é uma excelente oportunidade para a comunidade, de modo geral, conhecer o nosso agro: o Brasil que deu certo. Prestigiem!
Notinhas
• Os preços dos alimentos, já em alta desde o segundo semestre de 2020, atingiram um recorde histórico recentemente devido à alta demanda, custos de insumos e transporte. As incertezas na economia ditam expectativas de inflação no país, com o Copom elevando a taxa Selic para 11,75% ao ano.
• Produtores independentes de suínos estão abandonando a atividade. O preço atual pago pela carne suína não consegue cobrir os custos de produção. Em um ano, a defasagem em relação ao preço do milho chega a 35%: situação insustentável para aqueles produtores que precisam produzir a sua própria ração.
• Empresas do Canadá prometem ampliar a venda de fertilizantes ao Brasil. A Canpotex, por exemplo, responsável pelos embarques de potássio da Nutrien, maior mineradora canadense, informou que pretende aumentar o volume de exportações de fertilizantes ao Brasil.
• No domingo, o Globo Rural apresentou uma reportagem especial em homenagem a José Hamilton Ribeiro. Vale a pena conferir no canal do Globo Rural no Globoplay, sem precisar pagar nada. Uma aula de Brasil e de reportagem que normalmente não aparece na TV aberta.