Venâncio Aires, Capital Nacional do Chimarrão, completou 131 anos esta semana em ritmo festivo, com a 16a Festa Nacional do Chimarrão, a Fenachim. Com uma economia baseada no tabaco, o município vem apostando forte na diversificação, com destaque para o polo metalmecânico e o polo de produção de proteína. No entanto, vale destacar também o potencial turístico de Venâncio Aires e da região ao qual o município está inserido. Tema do painel Gente & Negócios desta semana, promovido pela Folha do Mate e Terra FM.

Nos últimos anos, Venâncio Aires vem atraindo visitantes de todo o estado, com eventos e atrações, através da Festa de São Sebastião Mártir, Escola do Chimarrão e da própria Fenachim, por exemplo. O charme de cidades do interior, com sua população cordial e hospitaleira, é um convite para o turismo. No entanto, como levantado pelos painelistas, não haverá desenvolvimento turístico se ele não incorporar aspectos regionais. Os vales do Rio Pardo e Taquari têm muito potencial neste sentido, vide o Cristo Protetor, em Encantado, e o seu potencial de levar o nome da região a nível nacional.

No entanto, o turismo precisa se profissionalizar em seus diferentes segmentos, de modo a reter o turista por mais tempo na região. A integração entre municípios, com a oferta de diferentes serviços e atrativos é um diferencial. A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (AMTURVALES) e a Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (ATURVARP) são excelentes iniciativas neste sentido. Compartilho uma foto da ATURVARP ilustrando o potencial turístico do Vale do Rio Pardo, de modo a evidenciar o potencial do turismo rural da região.

Dada a importância do turismo, em potencial, como poderíamos inovar e fortalecer o turismo na nossa região? Capacitação dos empreendedores e incentivos do poder público são fundamentais. Eu começaria, por exemplo, pelo fortalecimento da rota do chimarrão e pelo estabelecimento de um convênio intermunicipal, aos moldes dos Caminhos Rurais. Tradição e Inovação, lado a lado, em prol do desenvolvimento regional do turismo.