Eu já escrevi neste espaço que a tabela da Assoeva na Liga Nacional não era nada boa no início. Dois jogos fora de casa e no primeiro jogo em casa, o atual campeão Atlântico. Pois bem, os dois jogos fora de casa já foram disputados e são duas derrotas. A Assoeva é a penúltima colocada e agora terá que enfrentar o atual campeão Atlântico, que tem muito mais investimento. No jogo de sábado, faltou qualidade para a equipe, principalmente no primeiro tempo de partida. Na segunda etapa, houve indignação e busca pelo resultado, mas um erro primário acabou por tirar a pequena chance de empate que ainda havia na partida.
O elenco
Em uma análise inicial, parece que faltam jogadores de qualidade para o técnico Fernando Malafaia. Dill e Vini Scola até tentaram chamar a responsabilidade do jogo, mas não conseguiram. É verdade que o fixo Rafa ainda não estreou. O experiente jogador deve acrescentar qualidade quando entrar. Ainda assim, penso que seria importante trazer mais um jogador para a posição. Uma outra situação que preocupa é o goleiro. Até agora, Andrey não passou segurança, tanto é que foi substituído nos dois jogos. Acontece que Robert também não fez uma atuação para tirar a titularidade de Andrey.
A final do Gauchão
No primeiro jogo da decisão, vimos dois times que estavam preocupados em não dar vantagem ao seu adversário, do que propriamente construir o seu caminho rumo ao título. Renato e Roger fizeram um duelo tático, um conseguindo anular as qualidades do outro. Mas também foi uma final muito faltosa. Foram 42 faltas cometidas e oito cartões amarelos, o que mostra que foi um jogo muito disputado, com muita transpiração e pouca inspiração.
Agora é na Arena
O campeonato se decide no sábado, na Arena do Grêmio. Lá, o tricolor nunca perdeu uma final. Mas isso é estatística e não entra em campo. O Juventude deve ter uma postura parecida com a que teve no Beira Rio. Sem a bola, se fechar, mas quando tiver com ela, sair para o ataque. Imagino mais um jogo parelho e bem disputado.
Libertadores e Sul Americana
O Grêmio estreia hoje na altitude e com time reserva. A comissão técnica sabe que seria difícil de vencer de qualquer maneira e por isso, preserva os titulares para a final do Gauchão. Já o Inter, vai com força máxima pela Sul Americana. Resta saber como vai se portar o time na primeira partida pós eliminação do Gauchão.